POLÍTICAS AFIRMATIVAS NAS UNIVERSIDADES LATINO-AMERICANAS

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

POLÍTICAS AFIRMATIVAS NAS UNIVERSIDADES LATINO-AMERICANAS

Mostrar registro completo

Título: POLÍTICAS AFIRMATIVAS NAS UNIVERSIDADES LATINO-AMERICANAS
Autor: COSTA, SIMONE GOMES; ALVES, CRISTINA CORDEIRO
Resumo: O presente trabalho analisa o processo de implementação das políticas de ação afirmativa, em alguns países da América Latina, ou seja, Argentina, Brasil e Chile. Esses países se configuram como grandes representantes na adoção de políticas afirmativas, na educação superior, no contexto latino-americano. Para recursos de análise utilizou-se documentos e pesquisa em dados disponíveis em sites do Ministério da Educação dos respectivos países. Os resultados da presente pesquisa apontam que a configuração das políticas afirmativas se inserem em um processo decisório baseado no modelo Multiple Streams Framework, de modo que as tomadas de decisão necessitam de uma conjuntura política que dê subsídios para sua implementação e elaboração. Nesse sentido, ressalta-se que nos países analisados, as políticas afirmativas procuram atender as novas demandas da sociedade em busca de indivíduos mais qualificados e inclusos nas diversas esferas sociais, sendo a universidade um espaço fundamental para essa inserção. As políticas afirmativas, nesses países, seguem uma tendência mundial, mas ao mesmo tempo assume especificidades de cada país, no que se refere a cultura, etnia e estrutura da educação superior.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/39402
Data: 2009-11-27


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Políticas afirm ... ades latino-americanas.pdf 87.85Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar