A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E A CONSTRUÇÃO DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA: A FORMAÇÃO DOS ESTÁGIÁRIOS DOCENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E A CONSTRUÇÃO DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA: A FORMAÇÃO DOS ESTÁGIÁRIOS DOCENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Mostrar registro completo

Título: A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E A CONSTRUÇÃO DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA: A FORMAÇÃO DOS ESTÁGIÁRIOS DOCENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Autor: MANGINI, FERNANDA NUNES DA ROSA; SARMENTO, HELDER BOSKA DE MORAES; BIANCHETTI, LUCÍDIO
Resumo: A implementação obrigatória do Estágio de Docência na universidade brasileira, desde 1999, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior, para os alunos bolsistas dos cursos de Pós-graduação stricto sensu, foi concebida como estratégia de preparação do futuro docente. Embora seja polêmica, pouco se escreveu e pesquisou sobre esta política. Pela oportunidade da experiência e da possibilidade de reflexão é que desenvolvemos a presente pesquisa sobre o processo de construção do Estágio de Docência na Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Considerando os sujeitos vinculados diretamente a esse processo, buscamos a partir da observação e da experiência dos estagiários de docência, descrever e analisar a preparação do futuro docente nessa modalidade de Estágio. A amostra contemplou os alunos matriculados em Estágio nos últimos cinco anos. A coleta e o tratamento dos dados ocorreu por meio da elaboração de um questionário, seguida da aplicação e análise destes. Identificamos uma falta de conhecimento, planejamento e delimitação das atividades relacionadas ao estagiário docente. Concluímos ser necessário o aperfeiçoamento dos documentos referentes ao Estágio de Docência (política de formação) no horizonte da qualificação da formação do futuro docente.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/37034
Data: 2009-11-27


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
A política de e ... mação dos estagiários .pdf 119.0Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar