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O objetivo deste trabalho é identificar como as IFES apresentam a Educação a Distância nos seus Planos de Desenvolvimento Institucional. A educação é a base do progresso e do desenvolvimento de um país e sua disseminação pode ser facilitada por meio das tecnologias. Políticas de implantação do ensino a distância nas Universidades brasileiras foi uma das maneiras encontradas de facilitar o acesso e a interiorização da educação. Neste contexto, a oferta de cursos superiores a distância cresceu rapidamente. A metodologia é exploratória e descritiva, usando pesquisa documental e abordagem quanti-qualitativa. Diante desta conjuntura, procurou-se identificar as políticas e práticas traçadas para educação a distância, em consonância com a sua oferta, presentes nos PDIs de três universidades públicas federais do Sul do Brasil, possibilitando evidenciar a institucionalização da educação a distância no ensino superior. Os resultados mostram que os Projetos estão em diferentes graus de conformidade com as recomendações do Ministério da Educação, ressaltando a necessidade de implantação de políticas de planejamento educacional para EAD. |
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