GESTÃO DE EGRESSOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADES E PONTENCIALIDADES

DSpace Repository

A- A A+

GESTÃO DE EGRESSOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADES E PONTENCIALIDADES

Show full item record

Title: GESTÃO DE EGRESSOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADES E PONTENCIALIDADES
Author: MICHELAN, LUCIANO SERGIO; HARGER, CARLOS AUGUSTO; EHRHARDT, GIOVANI; MORÉ, RAFAEL PEREIRA OCAMPO
Abstract: Como objetivo do presente estudo visou-se identificar as potencialidades e possibilidades de Gestão de Egressos no contexto brasileiro. O presente estudo se caracteriza como aplicado, qualitativo e descritivo da realidade da Gestão de Egresso em âmbito nacional. Para levantamento dos dados foram realizadas pesquisas documental e bibliográfica em: Planos de Desenvolvimento Institucional, Planos de Avaliação Institucional, Relatórios de Avaliação de Egressos, legislação educacional e artigos referente a temática egressos. As apresentações das possibilidades e potencialidades da Gestão de Egressos ocorreu em quatro níveis de intensidade de relacionamento da IES com os egressos: Registro e Acompanhamento do Perfil do Egresso; Avaliação da IES e do Curso pelo Egresso; Fatores de Dificuldade e Facilidade de Inserção do Egresso no Mercado; e Relacionamento com o Egresso. Como resultados da pesquisa identificou-se como pré-requisitos para Gestão de Egresso a necessidade de uma Política Institucional consolidada, além de um Sistema de Informação pautado em diretrizes de Gestão do Conhecimento. Por fim, constatou-se que a Gestão de Egressos proporciona à organização uma melhor efetividade das ações institucionais, gerando benefícios às IES, à Sociedade e especialmente aos Egressos.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/36720
Date: 2009-11-27


Files in this item

Files Size Format View
Gestão de egres ... des e pontencialidades.pdf 125.3Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar