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A presente investigação desenvolver-se a partir da necessidade de verificar as implicações da Avaliação Institucional nas decisões para reestruturação curricular dos cursos de licenciaturas da Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac, num primeiro momento o Curso de Pedagogia. A construção do projeto teve como base os resultados das Avaliações Institucionais e suas repercussões nas discussões dos colegiados de departamentos e de cursos. Deste olhar-se (Auto-avaliação), que apontam para significativos indicadores produzidos pelas pesquisas avaliativas, inicia-se importantes análises para futuras mudanças curriculares nas licenciaturas, mas especificamente no Curso de Pedagogia. O material coletado nos últimos 5 anos, através do Programa de Avaliação Institucional, nas atas do colegiado do Curso de Pedagogia, do registro de encontros mensais para estudos dos profissionais deste curso, vêem nos permitindo subsidiar a tese de que estes dados são fundamentais para a uma reestruturação curricular. A análise é ancorada por autores como: Zaballa (2002); Demo (200); Sacristàn (1998); Dias Sobrinho (2004); Moreira (2002), que entre outros, estão permitindo uma discussão de vanguarda na perspectiva de sustentar uma proposta pedagógica tendo a Pedagogia como ciências, a pesquisa como princípio educativo e a linguagem como autoria. |
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