dc.description.abstract |
Este ensaio trata das questões relativas a líder e liderança, focadas dentro e na perspectiva fenomenológica [VAN MANEN (1990); GADAMER (1997); SEIDMAN (1998)]. O objetivo é identificar conceitos sobre líder e liderança desenvolvidos e praticados, dentro de uma experiência vivenciada, num contexto de uma universidade pública estadual brasileira, por um professor no exercício do cargo de reitor. O tema é apresentado como uma investigação empírica dos modelos de liderança a partir de literatura pertinente [BASS & STOGDILL’s (1990); CHATTERJEE (2001); HEIFETZ (1994); ISAACS (1999)]. Reconstrói-se a experiência na perspectiva fenomenológica utilizando-se a metodologia de entrevista proposta por SEIDMAN (1998). A partir da reflexão dos enunciados sobre líder e liderança busca-se interpretar sua presença no relato da experiência Os resultados apresentados foram de que os conceitos quando focados a partir do exercício da liderança apresentam convergências e contornos próximos àqueles encontrados na literatura especializada sobre liderança. Por outro lado, o estudo também identificou que: (a) na sua construção cotidiana dentro da experiência relatada, emergem especificidades únicas e singulares; (b) a liderança emerge como um processo de aprimorar a consciência daquilo que aspiramos até o último sentido. Os resultados obtidos, a partir da experiência relatada servem como indicativo de que mais pesquisas devem ser conduzidas no sentido proposto, junto a mais experiências da mesma natureza, confirmando ou refutando os resultados aqui verificados. |
pt_BR |