Abstract:
|
Focando a problemática da adequação do processo de formação dos bacharéis em Ciências Contábeis as Normas Legais, o presente trabalho pretende identificar a tipologia evolutiva desses profissionais, através de um breve histórico sobre o ensino superior da Contabilidade no Brasil, analisando as diferentes concepções das Ciências Sociais, encontrando a situação atual dos docentes no país. Aponta as principais causas do difícil desempenho dos educadores do curso em tela na sala de aula, mostrando a necessidade de uma melhor infra-estrutura e de uma reestruturação da grade curricular, através de projetos pedagógicos homogêneos e balanceados, propondo a opcionalidade de disciplinas voltadas especificamente para a relevante participação da educação na formação de professores de Ciências Contábeis, oportunizando aos bacharelandos condições de refletir sobre a importância do ensino e da pesquisa, para promover um caráter de continuidade no aprendizado. O objetivo do trabalho é a qualificação do educador, levando-o a aumentar seu espectro face às exigências legais e as problemáticas encontradas no mercado, justificando-se, pois há um rápido crescimento do número de universidades com cursos de Contabilidade no Brasil, o que requer maior quantidade de docentes qualificados em um tempo pequeno. Constatou-se que a graduação não qualifica adequadamente para a docência no curso de Ciências Contábeis, como também a pós-graduação, pois não possui subsídios necessários para a preparação de técnicos profissionais voltados para a academia, o que requer atenção por parte das autoridades e dos envolvidos no processo de educar em Contabilidade, tendo o trabalho em questão sua participação como um alerta para tal problemática. |