Segurança na substituição da farinha de peixe por levedura autolisada Saccharomyces cerevisiae em dietas para Penaeus vannamei.

DSpace Repository

A- A A+

Segurança na substituição da farinha de peixe por levedura autolisada Saccharomyces cerevisiae em dietas para Penaeus vannamei.

Show full item record

Title: Segurança na substituição da farinha de peixe por levedura autolisada Saccharomyces cerevisiae em dietas para Penaeus vannamei.
Author: Russi, Pedro Marcos
Abstract: A crescente demanda por ingredientes sustentáveis na aquicultura tem incentivado a busca por alternativas à farinha de peixe em dietas. A levedura autolisada Saccharomyces cerevisiae é uma opção promissora em substituição a farinha de peixe. Este estudo teve como objetivo substituir a inclusão da farinha de peixe por levedura autolisada S. cerevisiae em dietas de camarão-branco-do-pacífico P. vannamei cultivados em sistema de recirculação. Um total de 600 juvenis de P. vannamei com peso médio de 3,35 ± 3,00 g, foram distribuídos em 20 unidades experimentais de 100 L (volume útil de 80 L) conectadas a um sistema de recirculação (RAS), com 30 indivíduos por tanque. Foram testadas quatro dietas iso-nitrogenadas e isoenergéticas, substituindo a farinha de peixe por levedura autolisada S. cerevisiae nas proporções de 0% (controle), 33%(SA33), 66% (SA33) e 100% (SA33), em delineamento inteiramente casualizado (DIC), com três tratamentos (SA33, SA66 e SA100) e um grupo controle com cinco repetições cada para se avaliar quaisquer prejuízo tanto ao crescimento como a danos histológicos que esta redução poderia causar. A água artificial utilizada no ensaio, foi preparada com sal comum, adicionado cloreto de potássio, magnésio, Veromix® e Lothar® para atingir o balanço iônico da água do mar a salinidade de 20 ppt. Foram monitorados diariamente os parâmetros de qualidade da água, como temperatura, oxigênio, pH, amônia, nitrito, nitrato e salinidade. Os camarões foram alimentados quatro vezes ao dia, com ajustes semanais baseados na biomassa e no consumo das dietas. Biometrias foram realizadas no início, no meio e no final do experimento. Para os parâmetros zootécnicos foram avaliados o ganho de peso (GP), Ganho de peso semanal (GPS), conversão alimentar aparente (CAA) e sobrevivência (S). Foram coletados cinco camarões por unidade para análise histológica do hepatopâncreas. As amostras foram fixadas em solução de Davidson, processadas e coradas com hematoxilina e eosina (HE) e analisadas em programa de imagem.. A substituição parcial ou total da farinha de peixe por S. cerevisiae autolisada influenciou significativamente (p < 0,05) o desempenho zootécnico dos camarões. Os tratamentos SA66 e SA100 proporcionaram ganho de peso significativamente maior (p < 0,05) e conversão alimentar aparente significativamente melhor (p<0,05). No hepatopâncreas, a proporção de células B (células vesiculares, com função de excreção e vacuolização) foi significativamente maior (p < 0,05) em SA66 e SA100, sem diferenças para células R (células resorptivas ou absorventes). A levedura autolisada conforme os dados obtidos, é uma alternativa segura e eficiente para substituir a farinha de peixe na proporção de até 66% em dieta práticas para P. vannemei, promovendo desempenho e integridade histológica dos hepatopâncreas de P. vannamei cultivados.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Engenharia de Aquicultura.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/271566
Date: 2025-12-02


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC Pedro Marcos Russi.pdf 2.194Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar