| Title: | O que resta nos arquivos: negridade, açorianismo e a fabricação do branqueamento em Florianópolis |
| Author: | Maia, Cauane Gabriel Azevedo |
| Abstract: |
Esta tese investiga os mecanismos de ocultação da presença negra na história de Florianópolis, demonstrando que tal invisibilização resulta de ações sistemáticas e conscientes promovidas por instituições políticas, acadêmicas e culturais. Seu objetivo principal é elucidar que esse processo configura uma conduta dolosa de apagamento histórico, articulando a antropologia social com categorias do direito, em especial o conceito de dolo, entendido como o conhecimento e a vontade de produzir determinado resultado. A pesquisa adota a etnografia de documentos como método, abordando criticamente o arquivo como território de disputa, e fundamenta-se teoricamente nos conceitos de vestígio, memória coletiva e temporalidade espiralar. A análise recai sobre fontes documentais produzidas por instituições como o Arquivo Público de Santa Catarina, o Conselho de Imigração e Colonização, a Comissão Catarinense de Folclore e o Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC, evidenciando como essas instâncias contribuíram para a consolidação de uma imagem eurocentrada e açoriana da cidade. Demonstramos que tal imagem foi construída em paralelo à ocultação das práticas, dos corpos e dos territórios negros. A tese argumenta que o branqueamento das narrativas oficiais não deriva de omissão ou negligência, mas sim de uma operação intencional e reiterada de silenciamento. Por meio da análise de documentos institucionais, publicações periódicas e imagens oficiais, o estudo revela a persistência de presenças negras insurgentes que resistem às tentativas de apagamento. Destaca, ainda, o papel dos terreiros, dos blocos carnavalescos, de personagens históricas e das práticas culturais como formas de reexistência negra no tecido urbano da capital catarinense. Ao final, conclui que a produção do branqueamento como identidade fundacional de Florianópolis está diretamente vinculada à ocultação dolosa da negritude local, e propõe que a antropologia atue de forma crítica e insurgente na reconfiguração das narrativas públicas e acadêmicas. A tese contribui para os estudos decoloniais ao oferecer uma chave analítica que conecta epistemologia, política da memória e responsabilização histórica. Abstract: The thesis investigates the mechanisms of erasure of Black presence in the history of Florianópolis, demonstrating that such invisibilization is the result of systematic and deliberate actions promoted by political, academic, and cultural institutions. Its primary aim is to demonstrate that this process constitutes a dolosa conduct of historical erasure, by articulating social anthropology with categories from criminal law, particularly the concept of dolo, understood as the knowledge and intention to produce a specific outcome. The research adopts document ethnography as a methodological approach, critically addressing the archive as a site of dispute, and is theoretically grounded in the concepts of vestige, collective memory, and spiral temporality. The analysis focuses on documentary sources produced by institutions such as the Public Archive of Santa Catarina, the Immigration and Colonization Council the Santa Catarina Folklore Commission, and the Azorean Studies Center (NEA) at the Federal University of Santa Catarina (UFSC), evidencing how these entities contributed to consolidating a Eurocentric and Azorean image of the city. The study demonstrates that this imagery was constructed alongside the systematic erasure of Black practices, bodies, and territories. The dissertation argues that the whitening of official narratives does not result from omission or neglect, but from an intentional and sustained operation of silencing. Through the analysis of institutional documents, periodicals, and official imagery, the research reveals the persistence of insurgent Black presences that resist efforts of erasure. It further highlights the role of terreiros (Afro-Brazilian religious spaces), carnival groups, historical figures, and cultural practices as forms of Black reexistence in the urban fabric of Florianópolis. Ultimately, the dissertation concludes that the production of whiteness as the foundational identity of Florianópolis is directly linked to the dolosa concealment of local Blackness and proposes that anthropology engage critically and insurgently in the reconfiguration of public and academic narratives. This work contributes to decolonial studies by offering an analytical framework that connects epistemology, memory politics, and historical accountability. |
| Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/269179 |
| Date: | 2025 |
| Files | Size | Format | View |
|---|---|---|---|
| PASO0639-T.pdf | 9.892Mb |
View/ |