dc.description.abstract |
A pesquisa teve como objetivo investigar a usabilidade de equipamentos de captura de movimentos (mocap) por sensores inerciais associados a avatares 3D, pensando em sua ampla aplicabilidade nas áreas da animação, entretenimento, design, saúde, biomecânica, engenharia, educação e cultura. O estudo foi dividido em sete etapas. A primeira, de caráter teórico, foi o planejamento e organização da pesquisa, onde foi realizada uma revisão de literatura integrativa sobre a produção atual de mocap e animação, além de dois artigos com a temática parecida. As demais etapas são de cunho prático, envolvendo todas as atividades relacionadas à pré-produção, produção e pós-produção de uma animação 3D, mocap, técnicas e ferramentas 2D/3D, desenvolvimento de avatares e modelagem, afim de desenvolver uma metodologia e documentar o processo de criação de uma animação 3D com captura de movimentos. A pesquisa, por fim, evidenciou a necessidade de mais investigações brasileiras sobre mocap por sensores inerciais voltadas ao entretenimento, além de uma equipe sólida e de maior planejamento para a criação de animações 3D desse porte no Brasil. |
pt_BR |