Topografia das Lágrimas: uma análise contracolonial da escrita de imigrantes nas antologias coletivas "Volta para tua terra"

DSpace Repository

A- A A+

Topografia das Lágrimas: uma análise contracolonial da escrita de imigrantes nas antologias coletivas "Volta para tua terra"

Show full item record

Title: Topografia das Lágrimas: uma análise contracolonial da escrita de imigrantes nas antologias coletivas "Volta para tua terra"
Author: Kjellin, Evillyn
Abstract: Esta tese propõe uma leitura contracolonial da literatura produzida por pessoas imigrantes a partir dos três volumes das antologias Volta para tua terra, publicadas em Portugal em 2021, 2022 e 2024. Parte-se da constatação de que os discursos sobre migração costumam silenciar, excluir e exotizar sujeitos deslocados, buscando compreender como as vozes imigrantes mobilizam a escrita como gesto de resistência estética, política e afetiva. Para isso, desenvolve-se o conceito original de topografia das lágrimas, entendido como dispositivo teórico-metodológico capaz de mapear emoções, corpos e territórios simbólicos atravessados pela experiência migratória. A partir da centralidade das lágrimas, do choro e da dor como inscrições de memória, denúncia e reexistência, o trabalho reivindica os afetos como formas legítimas de conhecimento. Estruturada em quatro capítulos, a tese articula uma abordagem interdisciplinar que reúne teoria crítica pós-colonial, estudos da diáspora, filosofia da linguagem, feminismos do Sul e análise literária. O primeiro capítulo delineia os fundamentos conceituais da pesquisa, problematizando migração, diáspora, fronteira e pertencimento sob uma perspectiva decolonial. O segundo analisa o projeto Volta para tua terra como intervenção literária e política, ressaltando seus processos de curadoria e a emergência de uma comunidade transnacional de autoras e autores imigrantes. O terceiro capítulo investiga as estratégias narrativas contracoloniais presentes nas antologias, examinando como os textos subvertem normas linguísticas, tensionam as fronteiras entre ficção e testemunho e ressignificam insultos coloniais em atos criativos. O quarto capítulo desenvolve a topografia das lágrimas como chave poético-política para a leitura das emoções migrantes, mostrando como a literatura evoca saudade, medo, raiva, esperança e dor não como fragilidade, mas como inscrição e resistência. Ao reconhecer os afetos como parte estruturante da experiência migratória e da produção literária, esta tese propõe uma crítica atenta ao saber dos corpos em trânsito ? uma crítica que escute os silêncios da emoção e acolha as lágrimas como linguagem. A literatura migrante, nesse contexto, não apenas narra deslocamentos: ela refaz mapas, desestabiliza fronteiras e propõe mundos possíveis a partir da margem.Abstract: This dissertation offers a counter-colonial reading of literature written by immigrant authors in the three Volta para tua terra anthologies, published in Portugal in 2021, 2022, and 2024. It begins from the recognition that migration is often framed by narratives of silencing, exclusion, and exoticization, and seeks to understand how immigrant voices mobilize writing as an aesthetic, political, and affective act of resistance. To that end, the study develops the original concept of the topography of tears, a theoretical-methodological device for mapping the emotions, bodies, and symbolic territories shaped by migratory experience. Centering tears, crying, and pain as inscriptions of memory, denunciation, and reexistence, the research affirms the legitimacy of affect as a way of knowing. Structured in four chapters, the dissertation adopts an interdisciplinary approach, drawing on postcolonial theory, diaspora studies, philosophy of language, Southern feminisms, and close literary analysis. The first chapter outlines the conceptual foundations of the study, questioning ideas such as migration, diaspora, borders, and belonging through a decolonial lens. The second examines Volta para tua terra as a literary and political intervention, highlighting its curatorial process and the emergence of a transnational community of immigrant writers. The third chapter explores the counter-colonial narrative strategies found in the anthologies, showing how the texts subvert linguistic norms, blur the lines between fiction and testimony, and reclaim colonial insults as creative expression. The fourth chapter develops the topography of tears as a poetic-political reading of migrant emotions, exploring how literature evokes longing, fear, anger, hope, and grief not as fragility, but as inscription and resistance. By foregrounding affect as central to both migratory experience and literary production, this dissertation advocates for a form of critique that honors the knowledge of bodies in transit, listens to the silences of emotion, and embraces tears as a language. In this context, migrant literature does not merely narrate displacement: it redraws maps, unsettles borders, and proposes possible worlds from the margins.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2025.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/268966
Date: 2025


Files in this item

Files Size Format View
PLIT0997-T.pdf 1.415Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar