Abstract:
|
Neste trabalho, relato o caminho percorrido por mim, no estágio de docência, realizado
pela acadêmica Kátia de Melo e pela acadêmica Bruna Maria de Souza, na disciplina de
Estágio de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura I, do curso de Letras – Língua
Portuguesa e Literaturas – da Universidade Federal de Santa Catarina, no primeiro
semestre de 2024, sob a orientação da Professora Priscila Finger do Prado. A elaboração
do projeto de docência, para a prática de ensino-aprendizagem, partiu da ideia de valorizar
a cultura indígena e seus saberes, bem como promover o reconhecimento da diversidade
cultural brasileira. Nesse projeto, trabalhamos com os alunos do 6º ano do Ensino
Fundamental, período vespertino, no Colégio de Aplicação – UFSC, os gêneros textuais
mitos e lendas indígenas, através da leitura de textos retirados do livro “Encontro de
histórias: do arco-íris à lua, do Brasil à África”. Alguns dos conteúdos trabalhados foram:
elementos da estrutura do conto; interpretação de texto; marcadores sequenciais; coesão
e planejamento do texto. O resultado deste trabalho foi a confecção de um livro que reuniu
os contos de origem produzidos pelos alunos. |