Dinâmica de bactérias resistentes aos antimicrobianos durante a depuração de moluscos bivalves em ambiente natural

DSpace Repository

A- A A+

Dinâmica de bactérias resistentes aos antimicrobianos durante a depuração de moluscos bivalves em ambiente natural

Show full item record

Title: Dinâmica de bactérias resistentes aos antimicrobianos durante a depuração de moluscos bivalves em ambiente natural
Author: Rossetto, Carolinne Biesek
Abstract: Devido às excelentes condições geográficas para o cultivo de moluscos bivalves, o estado de Santa Catarina se tornou um grande produtor de moluscos no Brasil, detendo mais de 95% do cultivo nacional. Bivalves como ostras (Crassostrea gigas) e mexilhões (Mytilus spp.) são organismos filtradores que desempenham papel fundamental nos ecossistemas aquáticos ao promover a depuração do ambiente, os tornando suscetíveis à bioacumulação de contaminantes. A bioacumulação nesses organismos não apenas representa risco para sua fisiologia e sobrevivência, mas também configura uma preocupação relevante para a saúde pública. A resistência antimicrobiana (RAM) consiste na capacidade dos microrganismos de resistirem ao tratamento medicamentoso durante o processo infeccioso, sendo considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das 10 principais ameaças globais à humanidade. A depuração em ambiente natural, ou afinação, é um processo onde os moluscos são capazes de eliminar ou reduzir contaminantes, de natureza química ou microbiana, em um espaço delimitado especialmente para esse uso. O objetivo do experimento foi estudar o decaimento de bactérias resistentes aos antimicrobianos durante a depuração de ostras e mexilhões em ambiente natural. Os moluscos bivalves foram obtidos de maricultores locais de Florianópolis. Os mexilhões foram contaminados em ambiente natural durante 7 dias, enquanto as ostras foram avaliadas quanto a resistência antimicrobiana do próprio local de cultivo. A avaliação do decaimento da resistência foi avaliada por: 0h (tempo zero), 24h, 48h, 72h, 7d e 14d. As amostras foram submetidas a metodologia de pressão seletiva contra várias classes de antimicrobianos com potencial de disseminação da RAM, repicados em ágar McConkey para Enterobacterales e ágar TCBS bactérias ambientais halóficas. Os isolados foram identificados por Malditof e após a identificação, foi realizado o teste de antibiograma por difusão em disco seguindo as recomendações e pontos de corte estabelecidos pelo BrCAST. Como resultado foram isoladas 102 cepas, entre Enterobacterales, Pseudomonas aeruginosa, Enterococcus faecalis e Vibrio, tendo a tetraciclina com o maior percentual de resistência. Os resultados indicam uma tendência de redução da contaminação, pois nos últimos dias não foram detectados microrganismos resistentes. Contudo, reforça-se a necessidade de estudos complementares com análises genotípicas para validar os dados e compreender melhor a disseminação dos genes de resistência.
Description: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Agrárias. Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/268826
Date: 2025-09-15


Files in this item

Files Size Format View
Vídeo IC.mp4 77.57Mb MPEG-4 video View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar