Efeitos das vesículas extracelulares derivadas de células estromais mesenquimais na viabilidade e proliferação de fibroblastos e queratinócitos humanos.

DSpace Repository

A- A A+

Efeitos das vesículas extracelulares derivadas de células estromais mesenquimais na viabilidade e proliferação de fibroblastos e queratinócitos humanos.

Show full item record

Title: Efeitos das vesículas extracelulares derivadas de células estromais mesenquimais na viabilidade e proliferação de fibroblastos e queratinócitos humanos.
Author: Leite, Maria Clara Comin Silva
Abstract: As células estromais mesenquimais (CEMs) são células-tronco multipotentes adultas encontradas em diferentes tecidos, com funções de regeneração e manutenção da homeostase, a partir do seu papel imunomodulador e anti-inflamatório. Atualmente, sabe-se que seu principal mecanismo de ação é via secreção parácrina, com fatores bioativos. O meio condicionado das CEMs contém moléculas muitas vezes transportadas em vesículas extracelulares (VE-CEMs), como exossomos, que participam da sinalização celular e do reparo tecidual, sendo visadas para o tratamento de feridas crônicas. O presente trabalho investigou o potencial das VE derivadas de células estromais mesenquimais da derme humana (CEMd) no reparo cutâneo, através da observação de seus efeitos sob fibroblastos e queratinócitos, na viabilidade e proliferação celular. Para isso, foi coletado o meio condicionado das CEMd (MC-CEMd) em privação de Soro Bovino Fetal e, a partir desta solução, os exossomos foram isolados por meio de ultracentrifugações sucessivas, gerando amostras de diferentes concentrações (10 e 20 μg/μL). Os resultados mostraram uma variação de 49 e 35%, respectivamente, na viabilidade celular de queratinócitos em relação ao controle. A taxa proliferativa com o tratamento foi de 57 e 59%, respectivamente. No caso dos fibroblastos, a viabilidade mostrou uma tendência de aumento conforme a maior dose, resultando em uma variação respectiva de 24 e 42%. Entretanto, sua proliferação diminuiu com o tratamento, sendo 1% menor que o controle (DMEM), em razão da alta confluência existente antes da incubação com BrdU. Com isso, é possível afirmar que as VE-CEMd exibem um efeito sob as propriedades estudadas de fibroblastos e queratinócitos. Porém, é preciso ajustar as condições experimentais para adequá-las às características biológicas das células, a fim de obter uma melhor representação que permita a compreensão mais aprofundada dos mecanismos de ação das vesículas extracelulares.
Description: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Curso de Ciências Biológicas.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/268274
Date: 2025-09-08


Files in this item

Files Size Format View
Maria Clara Comin Silva Leite.mp4 18.23Mb MPEG-4 video View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar