Qualidade da informação ou manipulação da percepção?: análise da influência do gerenciamento de impressão em decisões de possíveis investidores

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Qualidade da informação ou manipulação da percepção?: análise da influência do gerenciamento de impressão em decisões de possíveis investidores

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Title: Qualidade da informação ou manipulação da percepção?: análise da influência do gerenciamento de impressão em decisões de possíveis investidores
Author: Braga, Vanessa de Menêses Silva
Abstract: Este trabalho investigou, por meio de dois experimentos, como comunicações de resultados empresariais ? apresentadas em relatórios escritos e videoconferências ? influenciam decisões de potenciais investidores, quando estruturadas com estratégias de gerenciamento de impressão. A pesquisa fundamentou-se na teoria da atribuição, que trata da forma como as pessoas interpretam as ações alheias; na hipótese da racionalidade limitada dos agentes econômicos, que aponta a suscetibilidade dos investidores a sofrerem influência em suas decisões; e na hipótese do gerenciamento de impressão, que aborda a construção da percepção do indivíduo a partir da forma de apresentação das informações. Os experimentos consistiram na análise, pelos participantes, de um relatório escrito e de um vídeo simulando uma apresentação de resultados empresariais. Ambos os materiais foram elaborados com estratégias de gerenciamento de impressão, tanto no texto quanto na videoconferência, e, a partir disso, os participantes tomaram decisões de investimento. Para a análise dos dados, foram utilizados métodos estatísticos com o objetivo de identificar relações entre o gerenciamento de impressão e as decisões de investimento dos indivíduos. Os resultados indicaram a existência de relações significativas entre o uso do gerenciamento de impressão (GI) nas comunicações e as decisões de investimento, especialmente no que se refere à intenção de investir, ao valor médio investido e à proporção de participação da empresa nas carteiras de investimento. Observou-se maior poder de influência no vídeo, sugerindo mais persuasão na comunicação audiovisual. Isso indica que comunicações com estratégias de GI influenciam nas decisões de investimento referentes a intenção de investir, ao valor investido e a alocação na carteira de investimento, por levarem os possíveis investidores a perceberem a empresa de forma mais atrativa e positiva. Com isso, espera-se contribuir para o avanço da discussão sobre o tema e alertar os stakeholders quanto às limitações da sua racionalidade, que podem abrir espaço para manipulações do seu comportamento por meio do GI em relatórios e videoconferências. Os achados destacam a importância de se considerar a forma de apresentação das informações empresariais, uma vez que isso pode impactar significativamente as decisões dos investidores. Assim, recomenda-se maior cautela por parte dos usuários ao avaliarem as informações divulgadas pelas empresas.Abstract: This study investigated, through two experiments, how communications about business results?presented in written reports and videoconferences?influence potential investors? decisions when structured with impression management strategies. The research was based on attribution theory, which deals with how people interpret the actions of others; on the hypothesis of limited rationality of economic agents, which points to investors? susceptibility to being influenced in their decisions; and on the impression management hypothesis, which addresses the construction of an individual?s perception based on the way information is presented. The experiments consisted of participants analyzing a written report and a video simulating a presentation of business results. Both materials were prepared with impression management strategies, both in the text and in the videoconference, and, based on these, participants made investment decisions. Statistical methods were used to analyze the data in order to identify relationships between impression management and individuals? investment decisions. The results indicated the existence of significant relationships between the use of impression management (IM) in communications and investment decisions, especially with regard to the intention to invest, the average amount invested, and the proportion of the company's participation in investment portfolios. Greater power of influence was observed in video, suggesting more persuasiveness in audiovisual communication. This indicates that communications with IM strategies influence investment decisions regarding the intention to invest, the amount invested, and the allocation in the investment portfolio, by leading potential investors to perceive the company in a more attractive and positive way. With this, we hope to contribute to the advancement of the discussion on the topic and alert stakeholders to the limitations of their rationality, which can open space for manipulation of their behavior through IM in reports and videoconferences. The findings highlight the importance of considering the way in which corporate information is presented, since this can significantly impact investors' decisions. Therefore, greater caution is recommended on the part of users when evaluating the information disclosed by companies.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2025.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/267667
Date: 2025


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