"Vai ensinar ou vai aprender?": a Batalha da Bera enquanto terrtiório de construção de saberes

DSpace Repository

A- A A+

"Vai ensinar ou vai aprender?": a Batalha da Bera enquanto terrtiório de construção de saberes

Show full item record

Title: "Vai ensinar ou vai aprender?": a Batalha da Bera enquanto terrtiório de construção de saberes
Author: Silva, Maria Paula Ferreira
Abstract: As batalhas de conhecimento integram o Movimento Hip Hop e representam uma modalidade específica das batalhas de rima. O público sugere um tema e os MC’s batalham para articular técnica e teoria e discorrer sobre o tema em forma de rimas improvisadas; vence quem apresentar os melhores argumentos. Esta pesquisa tem como objetivo descrever e analisar quais conhecimentos são mobilizados e construídos a partir das batalhas de conhecimento e como eles se relacionam com a realidade vivida pelos agentes que compõem esse universo. Realizo um estudo qualitativo, utilizando como métodos a observação-participante e entrevistas semiestruturadas. A Batalha da Bera, localizada em São José, cidade de Santa Catarina, delimita o campo empírico da pesquisa. Também realizo revisão bibliográfica com o objetivo de fundamentar teoricamente a análise dos dados coletados. Os resultados apontam que as batalhas de conhecimento colocam as experiências vividas, os afetos e a coletividade dos sujeitos no centro do processo de ensino-aprendizagem, possibilitando debates acerca de temas como sobre o “ser MC”, raça, gênero, violência policial, ascensão social, política e o Movimento Hip Hop enquanto local de cura. A partir das batalhas de conhecimento, é possível visualizar práticas educativas que valorizam o movimento do corpo e possibilitam a reflexão e a agência dos sujeitos na transformação de estruturas prévias.“Knowledge battles” are part of the Hip Hop Movement and represent a specific type of “rhyme battles”. The audience suggests a theme, and the MCs compete by combining technique and theory to talk about the topic through improvised rhymes; the winner is the one who presents the best arguments. This research aims to describe and analyze the types of knowledge that are mobilized and constructed through “knowledge battles” and how they relate to the lived realities of the individuals who make up this universe. I conduct a qualitative study, using participant-observation and semi-structured interviews as methods. "Batalha da Bera," located in São José, a city in Santa Catarina, defines the empirical field of research. I also do a literature review to provide a theoretical foundation for the analysis of the collected data. The results indicate that “knowledge battles” place people's lived experiences, emotions and collectivity at the center of the teaching-learning process, enabling discussions on themes such as being an MC, race, gender, police violence, social mobility, politics, and the Hip Hop Movement as a space for healing. Through “knowledge battles”, it is possible to observe educational practices that value bodily movement and enable individuals to exercise agency in transforming pre-existing structures.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/267101
Date: 2025-07-03


Files in this item

Files Size Format View
TCL maria paula vai ensinar ou vai aprender.pdf 2.465Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar