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Abstract:
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A Educação Infantil faz parte da primeira etapa da Educação Básica desde 1996 e é
compreendida como o atendimento educacional de crianças de zero a cinco anos de idade.
A Educação Física na Educação Infantil possui propostas pedagógicas e está de acordo com
a organização do tempo e espaço pedagógico de cada unidade educativa. Ao defender a
Educação Física como componente obrigatório dentro da Educação Infantil, abre-se espaço
para discussão sobre as práticas corporais na infância, incluindo a ginástica, por representar
uma forma particular de linguagem que permite à criança aprender sobre o seu corpo e o
mundo de maneira lúdica e criativa. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo
analisar o estado da arte da ginástica na Educação Infantil por meio da produção acadêmicocientífica publicada no Portal de Periódicos da Capes, a fim de compreender de que forma
essa prática da cultura corporal é trabalhada como proposta pedagógica. A metodologia foi
desenvolvida a partir de um mapeamento das pesquisas com os termos “ginástica e Educação
Infantil” na base de dados do Portal de Periódicos da Capes desde o ano da primeira
publicação (1993) até o ano de 2025. Foram incluídos nesta revisão bibliográfica materiais
acadêmico-científicos que possuíam os termos “ginástica” e “Educação Infantil” de maneira
correlacionada em qualquer parte do texto. A partir desta pesquisa foram encontrados 12
artigos, dos quais foram utilizados todos para a revisão, uma vez que cumpriram com os
critérios de inclusão. A partir destas pesquisas que envolviam a ginástica na Educação
Infantil, foram apresentadas as informações referentes aos anos de publicação, tipos de
estudos, metodologias, autores, revistas, abordagens e conteúdos com o objetivo de mapear
e discutir acerca dos assuntos presentes, tendências e lacunas nesta área. |