Análise teórica e numérica do processo de fabricação do braço de torque de um trem de pouso

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Análise teórica e numérica do processo de fabricação do braço de torque de um trem de pouso

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Rabelo, Marcos Alves
dc.contributor.author Fernandes, Kaue
dc.date.accessioned 2025-07-16T16:07:36Z
dc.date.available 2025-07-16T16:07:36Z
dc.date.issued 2025-07-01
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/266651
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Aeroespacial. pt_BR
dc.description.abstract A crescente demanda no setor aeronáutico exige inovação tecnológica e controle rigoroso dos processos produtivos, principalmente na fabricação de componentes críticos como o braço de torque do trem de pouso. Este estudo realiza uma análise teórica e numérica do processo de fabricação do braço de torque, destacando a usinagem de geometrias complexas por meio da integração das ferramentas CAD e CAM. Foi feita a modelagem tridimensional do componente e simuladas estratégias de usinagem em materiais como aço AISI 4340, alumínio 7075 e liga de titânio Ti-6Al-4V. Os resultados apontam que cada material necessita de parâmetros específicos de corte, influenciando significativamente o tempo de manufatura e a integridade dimensional. A análise de um incidente real com o Boeing 737-400 reforça a importância da qualidade de fabricação para garantir segurança e eficiência operacional. Os resultados obtidos podem contribuir diretamente para a otimização dos processos industriais na fabricação aeronáutica, proporcionando redução de custos e aumento da segurança operacional. pt_BR
dc.description.abstract The growing demand in the aeronautical sector requires technological innovation and strict control of manufacturing processes, especially when producing critical components such as the landing gear torque link. This study presents a theoretical and numerical analysis of the manufacturing process of the torque link, emphasizing the machining of complex geometries through the integration of CAD and CAM computational tools. Three-dimensional modeling of the component was performed, and machining strategies were simulated for materials such as AISI 4340 steel, aluminum 7075, and Ti-6Al-4V titanium alloy. Results indicate that each material requires specific cutting parameters, significantly impacting manufacturing time and dimensional integrity. The analysis of a real incident involving a Boeing 737-400 reinforces the critical importance of manufacturing quality for ensuring operational safety and efficiency. The outcomes of this research can directly contribute to optimizing industrial processes in aeronautical manufacturing, reducing costs, and enhancing operational safety. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Joinville, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Trem de pouso pt_BR
dc.subject Braço de torque pt_BR
dc.subject Usinagem pt_BR
dc.subject Simulação CAM pt_BR
dc.subject Segurança operacional pt_BR
dc.subject Landing gear pt_BR
dc.subject Torque link pt_BR
dc.subject Machining pt_BR
dc.subject CAM simulation pt_BR
dc.subject Operational safety pt_BR
dc.title Análise teórica e numérica do processo de fabricação do braço de torque de um trem de pouso pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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