| Title: | Estudo do uso e adequação de linguagens do paradigma de orientação a atores para o multi-agent programming contest |
| Author: | Possenti, Tiago Souza |
| Abstract: |
Com os avanços contínuos na tecnologia de hardware, a crescente capacidade dos processadores modernos ressalta a imperatividade de explorar o paralelismo maximizar o aproveitamento dos recursos computacionais. Entretanto, os paradigmas tradicionais de concorrência enfrentam desafios como condição de corrida e deadlocks, além de baixa escalabilidade devido à complexidade de sincronização e gestão de estados compartilhados. Diante desse cenário, o seguinte trabalho investiga o paradigma da orientação a atores, que oferece um modelo inerentemente concorrente e distribuído. O objetivo é avaliar a viabilidade dessa abordagem no contexto do Multi-Agent Programming Contest (MAPC), evento internacional focado na modelagem, especificação e programação de sistemas em em ambientes com múltiplos agentes interativos. Os resultados indicam que, embora o modelo de atores seja viável e promissor para sistemas concorrentes, o ganho de eficiência em velocidade não se traduz diretamente em melhor desempenho nas métricas específicas do MAPC, sendo necessário um esforço maior na otimização e aperfeiçoamento dos algoritmos internos sequenciais dos agentes para que esse ganho de eficiência seja plenamente capitalizado. With continuous improvements in hardware technology, the increasing capability of modern processors underscores the imperative of exploring parallelism to maximize the utilization of computational resources. However, traditional concurrency paradigms face inherent challenges such as race conditions and deadlocks, in addition to exhibiting poor scalability due to the complexity of synchronization and shared state management. Given this scenario, this study investigates the actor-oriented paradigm, which offers an inherently concurrent and distributed model. The goal is to evaluate the viability of this approach within the context of the Multi-Agent Programming Contest (MAPC), an international event focused on the modeling, specification, and programming of systems in multi-agent interactive environments. The results suggest that although the actor model is viable and promising for concurrent systems, the efficiency gain in speed does not translate directly into better performance in the specific specifications of MAPC, requiring a greater effort in optimization and improvement of internal sequential algorithms of the actors so that this efficiency gain can be fully capitalized. |
| Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Ciências da Computação. |
| URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/266579 |
| Date: | 2025-07-03 |
| Files | Size | Format | View | Description |
|---|---|---|---|---|
| Monografia.pdf | 4.470Mb |
View/ |
Monografia |