Para viver temos que nos narrar: a contribuição da biblioterapia no trabalho desenvolvido por bibliotecários em bibliotecas escolares no ensino fundamental

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Para viver temos que nos narrar: a contribuição da biblioterapia no trabalho desenvolvido por bibliotecários em bibliotecas escolares no ensino fundamental

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Segura, Ana Claudia de Oliveira
dc.contributor.author Santos, Joanna Koeppe dos
dc.coverage.spatial Florianópolis, SC. pt_BR
dc.date.accessioned 2025-07-10T21:03:23Z
dc.date.available 2025-07-10T21:03:23Z
dc.date.issued 2025-07-01
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/266242
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Biblioteconomia. pt_BR
dc.description.abstract A biblioterapia consiste em uma prática que permite o contato e o enfrentamento de si próprio por meio de leituras curtas, que permitam a leitura em um encontro. Este trabalho busca discutir, a partir de revisão bibliográfica, a potencialidade do uso de biblioterapia e a suas contribuições para os processos pedagógicos no ensino fundamental, período escolar que compreende do primeiro ao nono ano, com o objetivos de analisar as contribuições da biblioterapia na atividade de bibliotecas escolares para a educação fundamental. Para tanto, foi realizado um levantamento de obras sobre as temáticas de biblioterapia e biblioteca escolar que permitiram uma análise das contribuições observadas e a conclusão de que a biblioterapia pode constituir uma ferramenta possível para a ação nos diferentes âmbitos escolares. pt_BR
dc.description.abstract Bibliotherapy consists of a practice that allows individuals to engage with and confront themselves through short readings, making it possible to complete a reading in a single session. This study aims to discuss, through a literature review, the potential of bibliotherapy and its contributions to pedagogical processes in elementary education, which encompasses the first through ninth grades, with the objective of analyzing the contributions of bibliotherapy in the activities of school libraries for elementary education. To explore this topic, relevant works about bibliotherapy and school libraries were analyzed to observed contributions and led to the conclusion that bibliotherapy can serve as a viable tool for action in various aspects of elementary school education. pt_BR
dc.format.extent 21 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Biblioterapia pt_BR
dc.subject Biblioteca escolar pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Bibliotherapy pt_BR
dc.subject School library pt_BR
dc.subject Elementary education pt_BR
dc.title Para viver temos que nos narrar: a contribuição da biblioterapia no trabalho desenvolvido por bibliotecários em bibliotecas escolares no ensino fundamental pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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