dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Segura, Ana Claudia de Oliveira |
|
dc.contributor.author |
Santos, Joanna Koeppe dos |
|
dc.coverage.spatial |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2025-07-10T21:03:23Z |
|
dc.date.available |
2025-07-10T21:03:23Z |
|
dc.date.issued |
2025-07-01 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/266242 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Biblioteconomia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A biblioterapia consiste em uma prática que permite o contato e o enfrentamento de si
próprio por meio de leituras curtas, que permitam a leitura em um encontro. Este trabalho
busca discutir, a partir de revisão bibliográfica, a potencialidade do uso de biblioterapia e a
suas contribuições para os processos pedagógicos no ensino fundamental, período escolar
que compreende do primeiro ao nono ano, com o objetivos de analisar as contribuições da
biblioterapia na atividade de bibliotecas escolares para a educação fundamental. Para tanto,
foi realizado um levantamento de obras sobre as temáticas de biblioterapia e biblioteca
escolar que permitiram uma análise das contribuições observadas e a conclusão de que a
biblioterapia pode constituir uma ferramenta possível para a ação nos diferentes âmbitos
escolares. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Bibliotherapy consists of a practice that allows individuals to engage with and confront
themselves through short readings, making it possible to complete a reading in a single
session. This study aims to discuss, through a literature review, the potential of bibliotherapy
and its contributions to pedagogical processes in elementary education, which encompasses
the first through ninth grades, with the objective of analyzing the contributions of
bibliotherapy in the activities of school libraries for elementary education. To explore this
topic, relevant works about bibliotherapy and school libraries were analyzed to observed
contributions and led to the conclusion that bibliotherapy can serve as a viable tool for action
in various aspects of elementary school education. |
pt_BR |
dc.format.extent |
21 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Biblioterapia |
pt_BR |
dc.subject |
Biblioteca escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Bibliotherapy |
pt_BR |
dc.subject |
School library |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary education |
pt_BR |
dc.title |
Para viver temos que nos narrar: a contribuição da biblioterapia no trabalho desenvolvido por bibliotecários em bibliotecas escolares no ensino fundamental |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |