dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Almeida, Tereza Virginia de |
|
dc.contributor.author |
Campos, Raul de |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-10T19:31:59Z |
|
dc.date.available |
2025-07-10T19:31:59Z |
|
dc.date.issued |
2025-06-24 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/266204 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho de conclusão de curso propõe uma análise da peça O baile das sete máscaras, de
Victor Giudice, sob uma perspectiva metateatral e pós-modernista, com o objetivo de
compreender a autoconsciência ficcional como uma categoria produtiva. Inicialmente,
examino os modos históricos do fazer teatral à luz da mimesis aristotélica, avançando, em
seguida, para o tensionamento conceitual proposto por Linda Hutcheon, por meio das
categorias da mimesis do produto e da mimesis do processo. Tendo em vista o eixo central da
pesquisa, busca-se compreender de que maneira a peça de Victor Giudice incorpora, ao
mesmo tempo em que ironiza, o passado do teatro, seus limites e procedimentos. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This monograph proposes an analysis of the play O baile das sete máscras, by Victor Giudice,
from a metatheatrical and postmodernist perspective, aiming to understand fictional
self-consciousness as a productive category. Initially, I examine the historical modes of
theatrical production in light of Aristotelian mimesis, and subsequently move toward the
conceptual tensions proposed by Linda Hutcheon, particularly through the categories of the
mimesis of product and the mimesis of process. Considering the central focus of this research,
the study seeks to understand how Victor Giudice’s play both incorporates and ironically
comments on the history of theater, its limits, and its procedures. |
pt_BR |
dc.format.extent |
178 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Victor Giudice |
pt_BR |
dc.subject |
Teatro brasileiro |
pt_BR |
dc.subject |
Metateatro |
pt_BR |
dc.subject |
Pós-modernismo |
pt_BR |
dc.subject |
O baile das sete máscaras |
pt_BR |
dc.title |
Desarquivando Victor Giudice: a autoconsciência ficcional na obra "O baile das sete máscaras" |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |