Desarquivando Victor Giudice: a autoconsciência ficcional na obra "O baile das sete máscaras"

DSpace Repository

A- A A+

Desarquivando Victor Giudice: a autoconsciência ficcional na obra "O baile das sete máscaras"

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Almeida, Tereza Virginia de
dc.contributor.author Campos, Raul de
dc.date.accessioned 2025-07-10T19:31:59Z
dc.date.available 2025-07-10T19:31:59Z
dc.date.issued 2025-06-24
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/266204
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho de conclusão de curso propõe uma análise da peça O baile das sete máscaras, de Victor Giudice, sob uma perspectiva metateatral e pós-modernista, com o objetivo de compreender a autoconsciência ficcional como uma categoria produtiva. Inicialmente, examino os modos históricos do fazer teatral à luz da mimesis aristotélica, avançando, em seguida, para o tensionamento conceitual proposto por Linda Hutcheon, por meio das categorias da mimesis do produto e da mimesis do processo. Tendo em vista o eixo central da pesquisa, busca-se compreender de que maneira a peça de Victor Giudice incorpora, ao mesmo tempo em que ironiza, o passado do teatro, seus limites e procedimentos. pt_BR
dc.description.abstract This monograph proposes an analysis of the play O baile das sete máscras, by Victor Giudice, from a metatheatrical and postmodernist perspective, aiming to understand fictional self-consciousness as a productive category. Initially, I examine the historical modes of theatrical production in light of Aristotelian mimesis, and subsequently move toward the conceptual tensions proposed by Linda Hutcheon, particularly through the categories of the mimesis of product and the mimesis of process. Considering the central focus of this research, the study seeks to understand how Victor Giudice’s play both incorporates and ironically comments on the history of theater, its limits, and its procedures. pt_BR
dc.format.extent 178 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Victor Giudice pt_BR
dc.subject Teatro brasileiro pt_BR
dc.subject Metateatro pt_BR
dc.subject Pós-modernismo pt_BR
dc.subject O baile das sete máscaras pt_BR
dc.title Desarquivando Victor Giudice: a autoconsciência ficcional na obra "O baile das sete máscaras" pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC.pdf 45.18Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar