Title:
|
First Value Delivery como estratégia de retenção de clientes em empresas SaaS B2B com ticket médio baixo |
Author:
|
Santana, Paulo Ésio Neto; Lins Maciel Monteiro, Tales
|
Abstract:
|
A elevada sensibilidade ao churn precoce compromete a sustentabilidade de empresas que
operam com modelo de software como serviço (SaaS) voltado ao mercado
business-to-business (B2B) com ticket médio baixo. Nesse contexto, entregar valor de forma
rápida e perceptível torna-se crucial para evitar cancelamentos nos primeiros ciclos de
pagamento. Este trabalho tem como objetivo analisar como a aplicação da estratégia de First
Value Delivery contribui para a retenção de clientes em empresas SaaS B2B com ticket médio
baixo. A metodologia baseou-se em revisão da literatura e análise de benchmarks de
mercado, que subsidiaram a proposição de um modelo de jornada de onboarding escalável
orientado ao First Value Delivery. Os resultados indicam que a estruturação de uma jornada
automatizada com base em tech touch — com eventos específicos como descoberta de valor
desejado, ativação inicial e monitoramento via Customer Health Score — acelera a entrega
de valor percebido, reduz o churn e contribui para o aumento do Lifetime Value dos clientes.
Conclui-se que, mesmo em contextos com restrições operacionais, é possível escalar o
sucesso do cliente com estratégias baseadas em dados e segmentação de clientes. |
Description:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/266174
|
Date:
|
2025-07-07 |