dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Giehl, Maruí Weber Corseuil |
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dc.contributor.author |
Corrêa, Heloysa Zanini |
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dc.date.accessioned |
2025-07-09T16:53:53Z |
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dc.date.available |
2025-07-09T16:53:53Z |
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dc.date.issued |
2025-06-13 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/266075 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Medicina. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Objetivo: Investigar a associação entre características percebidas do ambiente e mobilidade em
idosos de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Métodos: Estudo transversal que utilizou dados
do estudo de coorte EpiFloripa Idoso 2017/2019, avaliando mobilidade por meio da velocidade
de marcha em 2,44 metros e percepção ambiental através da escala modificada de NEWS
Brasil, com análises via regressão de Poisson. Resultados: Presença de ruas planas, respeito
dos motoristas às faixas de pedestres, sentir-se seguro para se locomover à noite e receber
convites de amigos ou vizinhos para praticar atividades físicas estiveram positivamente
associados à boa mobilidade. Em contrapartida, percepção de alto nível de criminalidade na
vizinhança esteve negativamente associada à boa mobilidade. Discussão: Os resultados
ressaltam a importância da infraestrutura, segurança e suporte social no ambiente para a
manutenção da funcionalidade e saúde dos idosos, evidenciando a necessidade de políticas
públicas intersetoriais que promovam o envelhecimento ativo e previnam o declínio funcional
nessa população. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Objective: To investigate the association between perceived neighborhood characteristics and
mobility in older adults from Florianópolis, Santa Catarina, Brazil. Methods: A cross-sectional
study using data from the EpiFloripa Idoso cohort 2017/2019, assessing mobility through 2.44
meter gait speed and environmental perception using a modified version of the NEWS-Brazil
scale. Analyses were performed using Poisson regression. Results: The presence of flat streets,
drivers’ respect for pedestrian crossings, feeling safe to walk at night, and receiving invitations
from friends or neighbors to engage in physical activity were positively associated with good
mobility. In contrast, the perception of high neighborhood crime levels was negatively
associated with good mobility. Conclusion: The findings highlight the importance of
environmental infrastructure, safety, and social support in maintaining functionality and health
among older adults, reinforcing the need for intersectoral public policies that promote active
aging and prevent functional decline in this population. |
pt_BR |
dc.format.extent |
47 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Araranguá, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Mobilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Ambiente da vizinhança |
pt_BR |
dc.subject |
Idoso |
pt_BR |
dc.title |
Ambiente percebido e mobilidade funcional em idosos: evidências do estudo EpiFloripa Idoso |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |