A geografia escolar e mudanças climáticas no Ensino Médio como estratégia para a redução de riscos e desastres

DSpace Repository

A- A A+

A geografia escolar e mudanças climáticas no Ensino Médio como estratégia para a redução de riscos e desastres

Show full item record

Title: A geografia escolar e mudanças climáticas no Ensino Médio como estratégia para a redução de riscos e desastres
Author: Morais, André Vagner Peron de
Abstract: As normativas para a educação básica no Brasil passam por significativas mudanças, sobretudo no ensino médio, e isso impacta na Geografia Escolar, assim como as profundas mudanças nas formas de comunicação, de ensino e de aprendizagem que são desencadeadas com as inovações das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICS). No cenário de emergência climática e diante de todas essas mudanças, a inquietação para esse estudo foi saber como a Geografia Escolar do ensino médio pode contribuir para o conhecimento sobre o Clima e mudanças climáticas para a Cultura de Redução Riscos e Desastres (CRRD) na sociedade. Assim, o objetivo geral da pesquisa foi conciliar a dimensão e o conhecimento do Clima e das mudanças climáticas que a Geografia Escolar possui com a CRRD no desenvolvimento do raciocínio geográfico durante o ensino médio. O aporte metodológico dessa pesquisa está na área das Ciências Humanas e se respaldou na fenomenologia da percepção e na instrumentalização e desenvolvimento da Teoria Fundamentada de Dados (TFD). Para evidenciar a importância da Geografia nesse debate e contribuir para a participação desse conhecimento no currículo escolar, a pesquisa considerou que é preciso desenvolver propostas e encaminhamentos que promovam o diálogo entre o campo científico da Climatologia Geográfica e da Geografia do Clima com as áreas de conhecimento vigentes nessas normativas da educação, como a própria Geografia. Negligenciada para a Geografia Escolar na BNCC do ensino médio, a escolha da temática do Clima sugere uma boa aderência em relação ao uso das TDICS. Foi identificado com os dados e resultados da pesquisa que a Geografia tem um papel fundamental a desempenhar na formação de cidadãos do século XXI, pois diante da emergência climática esse conhecimento pode contribuir para a construção de sociedades mais resilientes, justas e sustentáveis. As questões normativas, tanto aquelas pertinentes à Geografia no ensino médio, como aqueles referentes à formação do docente, foram identificadas como os desafiadores entraves para que a Geografia Escolar possa contribuir efetivamente com uma CRRD. O desafio está posto para aqueles que se ocupam da Geografia Escolar.Abstract: Significant changes are being made to the regulations for basic education in Brazil, particularly in high school, and these changes impact School Geography and bring substantial transformations in communication, teaching, and learning methods produced by Digital Information and Communication Technologies (DICTs). Considering the climate emergency and all the aforementioned changes, this study was motivated by the question of how School Geography in High School can contribute to the development of knowledge about Climate and climate change in support of the Culture of Risk and Disaster Reduction (CRRD). Therefore, the general objective of this research was to align the dimension and the knowledge of Climate and climate change that in School Geography has with CRRD, fostering geographic reasoning throughout high school education. The theoretical framework for this study is rooted in the field of Human Sciences, and is supported by the phenomenology of perception and by the instrumentalization and development of Grounded Theory (TFD). To highlight the importance of Geography in this discussion and to ensure its presence in the school curriculum, this research considered that it is necessary to develop proposals and strategies that encourage dialogue between the scientific field of Geographical Climatology and Climate Geography and the established areas of knowledge in educational regulations, including Geography itself. Although climate-related topics have been largely overlooked in high school Geography under the National Common Curricular Base (BNCC), the choice of the theme of Climate suggests an affinity with the use of DICTs. The data and results of the research indicate that Geography plays a fundamental role in shaping 21st-century citizens as in the face of climate emergency this knowledge can contribute to the development of more resilient, just, and sustainable societies. Regulatory issues concerning Geography in high school education and teacher training were identified as major challenges preventing School Geography from effectively contributing to CRRD. The challenge remains for those engaged in School Geography.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2025.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/265629
Date: 2025


Files in this item

Files Size Format View
PGCN0842-T.pdf 5.390Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar