Job rotation em uma universidade federal: a rotação de cargos como estratégia para o desenvolvimento de competências

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Job rotation em uma universidade federal: a rotação de cargos como estratégia para o desenvolvimento de competências

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Dalmau, Marcos Baptista Lopez
dc.contributor.author Silva, Carolina Suelen da
dc.date.accessioned 2025-06-03T23:28:12Z
dc.date.available 2025-06-03T23:28:12Z
dc.date.issued 2025
dc.identifier.other 392034
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/265471
dc.description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2025.
dc.description.abstract A presente pesquisa, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da UFSC, investiga a gestão estratégica de pessoas em uma instituição federal de ensino superior, com foco o desenvolvimento por competências por meio do job rotation. O objetivo foi analisar a implementação do projeto piloto de rotação de cargos (job rotation), no Campus de Blumenau da UFSC, quanto ao desenvolvimento de competências nos servidores técnico-administrativos.. O estudo foi realizado a partir da identificação do potencial de desenvolvimento de competências da estratégia job rotation adicionado a necessidade de aproximação entre servidores de equipes lotadas em setores diferentes do Campus de Blumenau da UFSC, explicitada nos objetivos da gestão na especificação do projeto. O levantamento bibliométrico apontou o reduzido número de estudos que utilizam práticas de job rotation em instituições federais de ensino, e mais particularmente com foco em desenvolvimento de competências. Trata-se de uma pesquisa do tipo aplicada, exploratória pela escassez de estudos neste tema, e descritiva que se utilizou de levantamentos documental e estudo de caso. Foi utilizada abordagem qualitativa, por meio da análise de conteúdo. Os dados foram coletados, no que tange as fontes, a partir de documentos institucionais internos e dos registros da observação participante, enquanto representante da equipe do projeto, em um Diário de Bordo estruturado. Foram analisados o contexto da unidade, as experiências realizadas no projeto piloto e os ajustes realizados no escopo do projeto, sugerindo estratégias de aplicação do job rotation para o desenvolvimento de competências. Os resultados indicam a importância de utilizar a estratégia do job rotation para além dos objetivos explicitados pela gestão, adicionando como foco o desenvolvimento de competências dos servidores técnico-administrativos em educação. A implementação da estratégia job rotation, somadas as estratégias sugeridas pelo presente estudo, respeitadas as particularidades de cada instituição, apresenta potencial de desenvolvimento de competências de maneira estruturada, principalmente a competência de visão sistêmica.
dc.description.abstract Abstract: This research, presented to the Graduate Program in University Administration at UFSC, investigates the strategic management of people in a federal higher education institution, focusing on the development of competencies through job rotation. The objective was to analyze whether the pilot project of job rotation, implemented at the Blumenau Campus of UFSC, enabled the development of competencies in the technical-administrative staff working there. The study was conducted based on the identification of the potential for developing competencies of the job rotation strategy, in addition to the need for closer ties between staff members from teams located in different sectors of the Blumenau Campus of UFSC, as explained in the management objectives in the project specification. The bibliometric survey indicated the small number of studies that use job rotation practices in federal educational institutions, and more particularly with a focus on the development of competencies. This is an applied, exploratory research, due to the scarcity of studies on this topic, and descriptive, which used documentary surveys and case studies. The approach used was qualitative, through content analysis. The data were collected, in terms of sources, from internal institutional documents and participant observation records, as a representative of the project team, in a structured Logbook. The context of the unit, the experiences carried out in the pilot project and the adjustments made to the scope of the project were analyzed, suggesting strategies for applying job rotation as a strategy for developing skills. The results indicate the importance of using the job rotation strategy beyond the objectives set out by management, adding as a focus the development of skills of the technical-administrative education staff who work there. The implementation of the job rotation strategy, combined with the strategies suggested by this study, respecting the particularities of each institution, presents the potential for developing skills in a structured manner, especially the systemic vision skill. en
dc.format.extent 138 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Universidades e faculdades
dc.subject.classification Administração universitária
dc.subject.classification Gestão de pessoas
dc.subject.classification Gestão por competências
dc.subject.classification Serviço público
dc.title Job rotation em uma universidade federal: a rotação de cargos como estratégia para o desenvolvimento de competências
dc.type Dissertação (Mestrado profissional)


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