O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Ciências Sociais na UFSC (2022-2024): refletindo sobre uma experiência de formação de professores/as de Sociologia em nosso curso

DSpace Repository

A- A A+

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Ciências Sociais na UFSC (2022-2024): refletindo sobre uma experiência de formação de professores/as de Sociologia em nosso curso

Show full item record

Title: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Ciências Sociais na UFSC (2022-2024): refletindo sobre uma experiência de formação de professores/as de Sociologia em nosso curso
Author: Cosme, Andreia Catine
Abstract: O objetivo do Trabalho de Conclusão de Licenciatura é refletir sobre a experiência da aplicação do PIBID no curso de Ciências Sociais, edição de 2022-2024, a partir de duas questões: as conexões entre a teoria e a prática no curso de licenciatura em Ciências Sociais, e o PIBID como um programa de formação inicial e continuada de professores de Sociologia, tanto para os acadêmicos do curso quanto para os profissionais docentes que atuaram na supervisão do projeto. Primeiramente, é feita uma discussão sobre a importância do PIBID na formação docente no Brasil. Em seguida, há uma análise sobre a aplicação do PIBID no curso de Ciências Sociais da UFSC no período de 2022-2024. Por fim, é realizada uma reflexão sobre o nosso programa a partir das duas questões apresentadas: o estimulo à conexão entre a teoria e a prática e a aplicação de uma política de formação inicial e continuada. O método utilizado é o qualitativo, o procedimento é o monográfico e as técnicas de pesquisa são duas: bibliográfica e documental. Foi observado que a conexão entre teoria e prática é realizada de maneira muito produtiva para todos os acadêmicos que participam do programa, e é um oportunidade para os professores supervisores de analisar e aperfeiçoar as suas práticas.The objective of this Undergraduate Final Project is to reflect on the experience of applying PIBID to the Social Sciences course, 2022-2024 edition, based on two questions: the connections between theory and practice in the undergraduate course in Social Sciences, and PIBID as a program for initial and continuing education of Sociology teachers, both for the students of the course and for the teaching professionals who worked in the supervision of the project. First, a discussion is made about the importance of PIBID in teacher training in Brazil. Then, there is an analysis of the application of PIBID in the Social Sciences course at UFSC in the period 2022-2024. Finally, a reflection is made about our program based on the two questions presented: the encouragement of the connection between theory and practice and the application of an initial and continuing education policy. The method used is qualitative, the procedure is monographic, and the research techniques are two: bibliographic and documentary. It was observed that the connection between theory and practice is carried out in a very productive way for all academics participating in the program, and it is an opportunity for supervising teachers to analyze and improve their practices.
Description: TCL (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264928
Date: 2025-04-30


Files in this item

Files Size Format View Description
TCL.pdf 562.2Kb PDF View/Open TCL

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar