Desenvolvimento e validação de um instrumento sobre conhecimento, atitudes e práticas de professores do ensino fundamental sobre condições de saúde bucal infantil

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Desenvolvimento e validação de um instrumento sobre conhecimento, atitudes e práticas de professores do ensino fundamental sobre condições de saúde bucal infantil

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Bolan, Michele da Silva
dc.contributor.author Souza, Bruna Borges de
dc.date.accessioned 2025-05-07T23:26:52Z
dc.date.available 2025-05-07T23:26:52Z
dc.date.issued 2025
dc.identifier.other 391539
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264919
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Florianópolis, 2025.
dc.description.abstract A promoção da saúde bucal nas escolas é crucial para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes. Professores podem ter um papel importante na promoção da saúde bucal, bem como na identificação e manejo de condições como traumatismo dentário e bruxismo. No entanto, diversos estudos indicam lacunas significativas nos conhecimentos, atitudes e práticas dos docentes sobre essas condições de saúde. Este estudo teve como objetivo o desenvolvimento e a validação psicométrica de um instrumento para avaliar o conhecimento, as atitudes e as práticas dos professores do ensino fundamental em relação à saúde bucal infantil. O instrumento foi composto por três construtos principais: conhecimentos (autopercebido e real), atitudes e práticas. A primeira etapa do estudo envolveu o desenvolvimento do instrumento e a colaboração com especialistas da área de Odontologia para garantir a validade de conteúdo. Na sequência foi realizo um estudo piloto e, para validação, a versão final do questionário foi aplicada a 100 professores das cidades de Florianópolis e São José (Santa Catarina). A Análise Fatorial Exploratória (AFE)indicou uma estrutura coerente, com índice de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO = 0,637) e Teste de Esfericidade de Bartlett significativo (?² = 827,774; p < 0,001), confirmando correlações significativas entre os itens. A confiabilidade foi avaliada por meio do coeficiente Alfa de Cronbach, que apresentou níveis variados de consistência interna: conhecimento autopercebido (a = 0,843), conhecimento real (a = 0,622), atitudes (a = 0,769)e práticas (a = 0,302). Os resultados indicam que o instrumento desenvolvido é uma ferramenta válida e confiável para avaliar as dimensões conhecimento e atitudes, no entanto, sugere-se novos estudos para avaliar a dimensão ?práticas?. Além disso, professores mais experientes apresentaram maior conhecimento real em questões específicas de traumas dentários e maior engajamento em práticas proativas, como orientar alunos em casos de bruxismo ou traumas.
dc.description.abstract Abstract: The promotion of oral health in schools plays a fundamental role in preventing diseases and improving the quality of life of children and adolescents. In the school context, teachers can play a key role in promoting oral health as well as in identifying and managing conditions such as dental trauma and bruxism. However, various studies highlight significant gaps in teachers' knowledge, attitudes, and practices regarding these health conditions. This study aimed to develop and psychometrically validate an instrument to assess the knowledge, attitudes, and practices of elementary school teachers concerning children's oral health. The instrument comprised three main constructs: knowledge (self-perceived and actual), attitudes, and practices. The first stage of the study involved developing the instrument and collaborating with dental experts to ensure content validity. Subsequently, for validation, the final version of the questionnaire was administered to 100 teachers from the cities of Florianópolis and São José (Santa Catarina, Brazil). Exploratory Factor Analysis (EFA) revealed a coherent structure, with a Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) index of 0.637 and a significant Bartlett's Test of Sphericity (?² = 827.774; p < 0.001), confirming significant correlations among the items. Reliability was assessed using Cronbach's Alpha coefficient, which demonstrated varying levels of internal consistency: self-perceived knowledge (a = 0.843), actual knowledge (a = 0.622), attitudes (a = 0.769), and practices (a = 0.302). Furthermore, more experienced teachers showed greater actual knowledge on specific dental trauma issues and higher engagement in proactive practices, such as guiding students in cases of inappropriate behavior or trauma. The results indicate that the developed instrument is a valid and reliable tool for assessing the dimensions of knowledge and attitudes. Further studies are recommended to evaluate the practices dimension. The validation of this instrument will provide valuable data for the development of public policies and educational programs aimed at promoting oral health in schools. en
dc.format.extent 90 p.| il., tabs.
dc.language.iso eng
dc.subject.classification Odontologia
dc.subject.classification Saúde bucal
dc.subject.classification Educação em saúde
dc.subject.classification Saúde escolar
dc.title Desenvolvimento e validação de um instrumento sobre conhecimento, atitudes e práticas de professores do ensino fundamental sobre condições de saúde bucal infantil
dc.type Dissertação (Mestrado)


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