Title: | A sindemia da COVID-19 e seu impacto no ensino odontológico brasileiro: um estudo com métodos mistos |
Author: | Spiger, Vinícius |
Abstract: |
Objetivo: objetivou-se analisar o impacto da sindemia da COVID-19 no ensino odontológico brasileiro. Método: abordagem de métodos mistos, em sete etapas: (1) contextualização da sindemia: análise crítico-reflexiva, a partir do referencial teórico da Dialética da Elucidação; (2) contextualização do ensino odontológico brasileiro: descritiva e exploratória a partir de dados institucionais sobre os cursos de graduação em odontologia, obtidos na plataforma E-MEC, e dados socioeconômicos/ demográficos; (3) caracterização da pesquisa sobre ensino odontológico brasileiro pós-COVID-19: pesquisa bibliométrica, para identificar publicações nacionais, na Revista da ABENO no período; (4) amostragem: definição dos cursos criados após o início da sindemia enquanto unidade de análise; e (5) caracterização dos cursos brasileiros de odontologia criados após o início da sindemia: investigação das características, distribuição e aspectos socioeconômicos e demográficos dos novos cursos (2020-2024), coletados a partir de E-MEC, IBGE, PNUD e ONESC.; (6) investigação das características estruturais, organizacionais e pedagógicas dos cursos: análise de conteúdo dos documentos institucionais disponibilizados pelos sites dos cursos; (7) análise quanti-qualitativa e síntese reflexiva: análise crítico-reflexiva do impacto da sindemia a partir do referencial da Teoria Integral. Resultados: foram produzidos seis manuscritos como resultados da tese. No Manuscrito 1, observou-se que a sindemia da COVID-19 se caracteriza como uma crise em saúde, de aspectos positivos e negativos relacionados às ciências, e à saúde coletiva. A análise dialética do fenômeno identificou que não existem respostas unilaterais aos problemas impostos, e que o papel da autoconsciência é fundamental para evitar o absolutismo. No Manuscrito 2, foram identificados 583 cursos de graduação em atividade, com significativas desigualdades regionais, onde o Sudeste abriga 37,6% dos cursos. Os cursos concentram-se em municípios com maior população, PIB, IDHM e taxa de alfabetização, e pior desigualdade. No Manuscrito 3, foram identificadas 258 publicações entre 2020 e 2024, com diversidade de autores (1075) e instituições (137), e predominância de Nordeste (35%) e Sul (33,5%). Os termos mais frequentes foram odontologia, estudante e saúde, e os temas emergentes COVID-19 e ensino remoto, sugerindo a mescla de problemas de investigação antigos e novos. No Manuscrito 4, 96 cursos cujas atividades começaram após o decreto de calamidade pública no Brasil pela COVID-19. Destes, 100% eram privados, 45,8% estavam na região Sudeste, e 45,8% iniciaram suas atividades em 2022. No Manuscrito 5, foi possível identificar que muitos cursos criados após o início da sindemia não possuem PPC e matriz curricular disponíveis, bem como ocorrência de currículos e PPC iguais entre instituições diferentes e divergências entre os documentos, sugerindo uma formação majoritariamente focada nas ciências odontológicas e biológicas. No Manuscrito 6 foi possível verificar que a sindemia afetou a saúde e bem-estar dos agentes da educação odontológica, mudou os processos para o ensino remoto, e exigiu adaptações e ações institucionais. A maior parte dos elementos foram subjetivos e coletivos, sugerindo a necessidade de repensar o problema a partir de uma perspectiva integral e holística. Considerações finais: foi possível identificar um significativo impacto da sindemia da COVID-19 no ensino odontológico brasileiro, com uma sinergia entre desafios já existentes e problemas emergentes. Abstract: Aims: This thesis aimed to analyze the impact of the COVID-19 syndemic on Brazilian dental education. Method: Mixed-methods approach, in seven different stages: (1) Contextualization of the syndemic: critical-reflective analysis, based on the theoretical framework of the Dialectic of Enlightenment; (2) contextualization of Brazilian dental education: descriptive and exploratory analysis based on institutional data on undergraduate dental programs, obtained from the E-MEC platform, and socioeconomic/demographic data; (3) characterization of research on Brazilian dental education in the post-COVID-19 period: bibliometric research, to identify national publications, in the Revista da ABENO during the period; (4) sampling: definition of programs created after the onset of the COVID-19 syndemic as the unit of analysis; and (5) characterization of Brazilian dental programs created after the onset of the syndemic: investigation of the characteristics, distribution, and socioeconomic and demographic aspects related to the new Brazilian dental programs (2020-2024), collected from E-MEC, IBGE, PNUD, and ONESC.; (6) investigation of the structural, organizational, and pedagogical characteristics of the programs: content analysis of institutional documents available on the programs' websites; (7) quantitative and qualitative analysis and reflexive synthesis: critical-reflective analysis of the syndemic?s impact based on the framework of Integral Theory. Results: Six manuscripts were produced as results of the thesis. In Manuscript 1, it was observed that the COVID-19 syndemic is characterized as a health crisis, with positive and negative aspects related to sciences and public health. The dialectical analysis of the phenomenon identified that there are no unilateral responses to the imposed problems and that the role of self-awareness is fundamental to avoiding absolutism. In Manuscript 2, 583 undergraduate programs in operation were identified, with significant regional inequalities, where the Southeast houses 37.6% of the programs. The programs are concentrated in municipalities with a larger population, GDP, HDI, and literacy rate, and worse inequality. In Manuscript 3, 258 publications were identified between 2020 and 2024, with a diversity of authors (1,075) and institutions (137), and a predominance in the Northeast (35%) and South (33.5%). The most frequent terms were dentistry, student, and health, and the emerging themes were COVID-19 and remote learning, suggesting a mixture of old and new research problems. In Manuscript 4, 96 programs started operations after the public calamity decree in Brazil due to COVID-19. Of these, 100% were private, 45.8% were in the Southeast region, and 45.8% began operations in 2022. In Manuscript 5, it was possible to identify that many programs created after the beginning of the syndemic lack PPC and curriculum matrix availability, as well as the occurrence of identical curricula and PPCs between different institutions and discrepancies among documents, suggesting predominantly training focused on dental and biological sciences. In Manuscript 6, it was verified that the syndemic affected the health and well-being of dental education agents, changed processes to remote learning, and required institutional adaptations and actions. Most elements were subjective and collective, suggesting the need to rethink the problem from an integral and holistic perspective. Conclusions: A significant impact of the COVID-19 syndemic on Brazilian dental education was identified, with a synergy between pre-existing challenges and emerging issues. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Florianópolis, 2025. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264916 |
Date: | 2025 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PODO0861-T.pdf | 9.230Mb |
View/ |