dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pereira, Luiz Fernando |
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dc.contributor.author |
Granado, Ana Gabriela Menin |
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dc.date.accessioned |
2025-05-07T02:42:08Z |
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dc.date.available |
2025-05-07T02:42:08Z |
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dc.date.issued |
2023-07-11 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264870 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Artes Cênicas - Teatro. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O foco deste trabalho é propor sugestões de figurino através da análise do método
Kibbe, proposto por David Kibbe no livro “Discover Your Image Identity and Dazzle as
Only You Can” (1987), definindo linhas, silhuetas, tecidos, combinações de cores,
formatos, dimensões, contraste, acessórios, sapatos, cabelo e maquiagem para
personagens da peça “As Aventuras de Zé Gancheiro”, uma adaptação de Éricles
Becker do livro “A Saga de Zé Gancheiro e Outros Contos” (2010) do autor Miguel
João Simão, a ser encenada no decorrer do ano de 2023. O intuito é desenvolver uma
proposta completa de figurinos para cada personagem baseada nas características
de personalidade de cada um e no contexto geral da obra, partindo do princípio das
recomendações de silhuetas de cada uma das treze Identidades Corporais do método
Kibbe: Dramatic, Soft Dramatic, Flamboyant Natural, Natural, Soft Natural, Dramatic
Classic, Classic, Soft Classic, Flamboyant Gamine, Gamine, Soft Gamine, Theatrical
Romantic e Romantic, e qual Identidade melhor se encaixa para cada personagem.
Também partirei do princípio do visagismo de Philip Hallawell e da teoria que engloba
o significado das cores de Eva Heller, a partir dos seus respectivos livros “Visagismo:
Harmonia e Estética” (2010) e “A Psicologia das Cores: Como as cores afetam a
emoção e a razão” (2021) para definir a melhor estratégia de cabelo e maquiagem
para cada personagem e as suas respectivas paletas de cores. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The focus of this work is to propose costume suggestions through the analysis of the
Kibbe method, proposed by David Kibbe through the book “Discover Your Image
Identity and Dazzle as Only You Can” (1987), defining lines, silhouettes, fabrics, color
combinations, formats, dimensions, contrast, accessories, shoes, hair and makeup for
characters from the play “As Aventuras de Zé Gancheiro”, an adaptation by Éricles
Becker of the book “A Saga de Zé Gancheiro e outros Contos” (2010) by the author
Miguel João Simão, to be staged during the year 2023. The aim is to develop a
complete proposal of costumes for each character based on their personality
characteristics and the general context of the play, starting from the principle of
silhouette recommendations for each of the thirteen Kibbe Image Identities: Dramatic,
Soft Dramatic, Flamboyant Natural, Natural, Soft Natural, Dramatic Classic, Classic,
Soft Classic, Flamboyant Gamine, Gamine, Soft Gamine, Theatrical Romantic and
Romantic, and which identity best fits for each character.
I will also start from the principle of visagism by Philip Hallawell and the theory that
encompasses the meaning of colors by Eva Heller, based on their respective books
“Visagismo: Harmonia e Estética” (2010) and “A Psicologia das Cores: Como as cores
afetam a emoção e a razão” (2021) to define the best hair and makeup strategy for
each character and their respective color palettes. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Kibbe. Figurino. Visagismo. |
pt_BR |
dc.title |
A teoria de David Kibbe como aliada na escolha de figurinos |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
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