Uma experiência de aplicação do método de criação coletiva do TEC (Teatro Experimental de Cali – 1972) Na montagem da peça “O Espectador Condenado à Morte” de Matéi Visniec.

DSpace Repository

A- A A+

Uma experiência de aplicação do método de criação coletiva do TEC (Teatro Experimental de Cali – 1972) Na montagem da peça “O Espectador Condenado à Morte” de Matéi Visniec.

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Carbonari, Marília
dc.contributor.author Engel, Leonardo Cesar Ertel
dc.date.accessioned 2025-05-07T00:11:55Z
dc.date.available 2025-05-07T00:11:55Z
dc.date.issued 2022-12-20
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264864
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Artes Cênicas - Teatro. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão de cunho prático e teórico sobre a aplicação do Método de Criação Coletiva do Teatro Experimental de Cali (TEC), sistematizado por Enrique Buenaventura (1925 - 2003) e Jacqueline Vidal, na montagem da peça “O Espectador Condenado à Morte” de Matéi Visniec (1956). Através de um relato do processo de análise e montagem do texto, busca-se construir um entendimento sobre como se dá o processo de criação coletiva proposto por Buenaventura e Jacqueline na montagem de uma peça e, para além disso, compreender quais seus desdobramentos éticos e estéticos, quais questões podem ser levantadas ao aplicar esta metodologia na montagem desse texto em específico e quais reflexões podem ser retiradas dessa experiência. pt_BR
dc.description.abstract The presente work aims to make a practical and theorical reflection on the application of the Collective Creation Method of the Experimental Cali Theatre, systematized by Enrique Buenaventura (1925 – 2003) and Jacqueline Vidal in the production of the play “The Spectator Condemned to Death” by Matéi Visniec (1956). Through a process report about the analysis and assembly of the text, this work seeks to build na understanding of how the process of collective creation proposed by Buenaventura and Jacqueline in the assembly of a play takes place and, beyond that, to understand what its ethical and aesthetic developments are, what questions can be raised when applying this methodology in the assembly of this specific text and what reflections can be taken from this experience. Keywords: Collective Creation. Methodology. Theatrical Assembly pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Criação Coletiva. Metodologia. Montagem teatral. pt_BR
dc.title Uma experiência de aplicação do método de criação coletiva do TEC (Teatro Experimental de Cali – 1972) Na montagem da peça “O Espectador Condenado à Morte” de Matéi Visniec. pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC - Leonardo Cesar Ertel Engel.pdf 2.309Mb PDF View/Open Trabalho de Conclusão de Curso

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar