dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Moretti, Maria de Fátima de Souza |
|
dc.contributor.author |
Siedschlag, Larissa Christina |
|
dc.date.accessioned |
2025-05-06T23:39:57Z |
|
dc.date.available |
2025-05-06T23:39:57Z |
|
dc.date.issued |
2022-03-24 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264859 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Artes Cênicas - Teatro. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo final traçar um caminho de treinamento para a
atriz do Teatro de Objetos. Dessa forma, este trabalho tem como foco desenvolver e
sensibilizar o olhar dessa atriz para que ele aponte na direção da criação poética,
criativa e metafórica, pois essas são características essenciais para a atriz, uma vez
que ela é o elemento central no Teatro de Objetos ao se tornar a responsável por
transpor o objeto do cotidiano para a cena. Para isso, foram desenvolvidas algumas
reflexões sobre as características do Teatro de Objetos, os aspectos referentes aos
objetos dos quais essa linguagem se utiliza e também os elementos constitutivos da
prática e do treinamento da atriz, e, nesse percurso, investigou-se de que maneira os
exercícios de caminhadas, da fotografia, da escrita e da coleta de objetos podem
contribuir para as ações de treinamento da atriz. |
pt_BR |
dc.format.extent |
Le présent travail a pour objectif final de tracer un parcours de formation pour l'actrice
du théâtre d'objets. Elle s'attache à développer et à sensibiliser son regard pour qu'il
aille dans le sens de la création poétique, créative et métaphorique, car ce sont des
caractéristiques essentielles pour l'actrice, une fois qu'elle est l'élément central du
théâtre d'objets, quand elle devient la responsable de la transposition de l'objet
quotidien sur la scène. Pour cela, on a réfléchi aux caractéristiques du théâtre d'objets,
aux aspects liés aux objets que ce langage utilise et aux éléments constitutifs de la
pratique et de la formation de l'actrice, en étudiant comment l'exercice de marcher, de
photographier, d'écrire et de collecter des objets peut contribuer aux actions de
formation.
Mots clés: objet; acteur; actrice; théâtre d'objets; formation |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
objeto; ator; atriz; teatro de objetos; treinamento. |
pt_BR |
dc.title |
A sensibilização do olhar poético como estímulo e treinamento da atriz no teatro de objetos |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |