Rindo de nervoso: a possibilidade de fenômeno trágico na arte do palhaço

DSpace Repository

A- A A+

Rindo de nervoso: a possibilidade de fenômeno trágico na arte do palhaço

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Berton, Paulo Ricardo
dc.contributor.author Daniel, Robson Esteves
dc.date.accessioned 2025-05-06T23:07:06Z
dc.date.available 2025-05-06T23:07:06Z
dc.date.issued 2021-10-01
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264832
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Artes Cênicas - Teatro. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo criar uma ponte semântica entre o palhaço e o trágico, através de uma observação teórica destes dois temas. Primariamente, definirá os elementos da tragédia e do trágico contando com o aparato bibliográfico sobre as ideias de Aristóteles e de outras discussões posteriores a Schelling. Explanará a história e composição do palhaço e seu sincretismo em outras culturas para além da Europa. Na instância de correlação entre os dois objetos de estudo, destacará a noção de que o palhaço é a encarnação do trágico no cotidiano, comentada por Luís Otávio Burnier, a ideia de tragic clown elaborada por John Wright, assim como as concepções de seriedade e fracasso que permeiam, tanto o trágico, quanto o palhaço. Irá, também, relatar quatro montagens teatrais que usaram do palhaço para encenar tragédias: Romeu e Juilieta - Shakespeare para todos; Édipo Rei – Rei dos bobos; Hamlet: The Clown Prince e Sua Incelença Ricardo III. pt_BR
dc.description.abstract This work aims to create a semantic bridge between the clown and the tragic, through a theoretical observation of these two themes. It will primarily define the elements of tragedy and the tragic, relying on a bibliographical apparatus on the ideas of Aristotle and other discussions after Schelling. It will explain the history and composition of the clown and its syncretism in cultures other than Europe. In the instance of correlation between the two objects of study, it will highlight the notion that the clown is the incarnation of the tragic in daily life, commented by Luís Otávio Burnier, the idea of tragic clown elaborated by John Wirght, as well as the conceptions of seriousness and failure that permeate both the tragic and the clown. It will also report four theatrical productions that used the clown to stage tragedies: Romeu e Juilieta - Shakespeare para todos; Édipo Rei – Rei dos bobos; Hamlet: The Clown Prince and Sua Incelença Ricardo III. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Palhaço. Clown. Tragédia. Trágico pt_BR
dc.title Rindo de nervoso: a possibilidade de fenômeno trágico na arte do palhaço pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC - Robson Esteves Daniel.pdf 1.235Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar