dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Moretti, Maria de Fátima de Souza |
|
dc.contributor.author |
Prudencio, Alicia Lopes |
|
dc.date.accessioned |
2025-05-06T23:00:31Z |
|
dc.date.available |
2025-05-06T23:00:31Z |
|
dc.date.issued |
2021-09-17 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264831 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Artes Cênicas - Teatro. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo procura discutir sobre a importância do ensino de teatro para a
formação das crianças, focando principalmente, nos possíveis desenvolvimentos que
a prática teatral pode proporcionar, tanto para a vida pessoal, quanto para a vida
social e para a educação das mesmas. A maior motivação para a realização desta
pesquisa é a tentativa de agregar reconhecimento ao ensino do teatro e oportuniza lo para mais crianças. Paralelamente com a pesquisa teórica e buscando resultados
para a mesma, analisei a relação do teatro com as crianças, de três turmas nas
quais trabalho, inspirada principalmente, nos estudos e metodologias de Viola
Spolin. As turmas são compostas por crianças com idades entre 5 e 12 anos e
acontecem uma vez por semana nos espaços: Instituto Aloha, uma escola de ensino
regular privado e no Espaço Movidança, uma escola livre de artes. A análise foi feita
de forma qualitativa, a partir da colheita de depoimentos, para compreender o olhar
das crianças sobre o teatro, suas diferentes recepções e percepções e se o teatro
está causando transformações nas mesmas. Juntamente com os depoimentos das
crianças, analisei a visão dos Coordenadores dos espaços onde as aulas
acontecem, para investigar como os mesmos, com um olhar de fora, percebem o
efeito do teatro nas crianças praticantes. O objetivo foi demonstrar a importância da
prática teatral para a formação das crianças e o reflexo positivo no desenvolvimento
pessoal das mesmas. A partir de toda a pesquisa, concluí que, o ensino de teatro
para as crianças é de extrema importância, pois, além de divertir, auxilia no
desenvolvimento de ferramentas essenciais para o indivíduo, como, coordenação
motora, sensorialidade, comunicação, expressão, consciência de coletividade e
respeito com o próximo. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This study seeks to discuss the importance of theater teaching for the education of
children, focusing mainly on the possible developments that theatrical practice can
provide, both for their personal life, as well as for their social life and for their
education. The greatest motivation for carrying out this research is the attempt to add
recognition to the teaching of theater and create opportunities for more children. In
parallel with the theoretical research and seeking results for it, I analyzed the
relationship between theater and children, in three classes in which I work, mainly
inspired by Viola Spolin's studies and methodologies. The classes are made up of
children aged between 5 and 12 and take place once a week in the spaces: Instituto
Aloha, a private regular school and Espaço Movidança, a free arts school. The
analysis was carried out in a qualitative way, based on the collection of testimonies,
in order to understand the children's view of theater, its different receptions and
perceptions, and whether theater is causing changes in them. Along with the
children's testimonies, I analyzed the Coordinators' vision of the spaces where the
classes take place, to investigate how they, from an outside perspective, perceive the
effect of theater on practicing children. The objective was to demonstrate the
importance of theatrical practice for the formation of children and the positive impact
on their personal development. From all the research, I concluded that teaching
theater to children is extremely important, because, in addition to having fun, it helps
in the development of essential tools for the individual, such as motor coordination,
sensoriality, communication, expression, awareness of collectivity and respect for
others. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Teatro. Ensino de teatro. Crianças. Formação. Desenvolvimento |
pt_BR |
dc.title |
A importância do ensino de teatro para a formação das crianças |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |