A Análise Relacional de Michael W. Apple: a contribuição teórica de Michael Apple para os estudos do campo de currículo

DSpace Repository

A- A A+

A Análise Relacional de Michael W. Apple: a contribuição teórica de Michael Apple para os estudos do campo de currículo

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Bordignon, Rodrigo da Rosa
dc.contributor.author Denardi, Murilo de Lima
dc.date.accessioned 2025-04-29T11:14:13Z
dc.date.available 2025-04-29T11:14:13Z
dc.date.issued 2023-11-17
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264687
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho realiza uma revisão bibliográfica centrada na obra de Michael W. Apple, destacando sua contribuição teórica para os estudos do currículo a partir da perspectiva da análise relacional. Ao contrastar as teorias curriculares tradicionais com as críticas, investiga-se como o currículo atua como ferramenta de mediação ideológica, social e política no interior das instituições escolares. As categorias propostas por Apple — como ideologia, hegemonia e tradição seletiva — são mobilizadas para evidenciar a necessidade de uma leitura crítica das políticas educacionais e das práticas pedagógicas no contexto brasileiro. Por fim, o trabalho constrói uma base teórica para a produção de pesquisas futuras referente à análise de currículos de cursos de aprendizagem profissional. pt_BR
dc.description.abstract This work presents a literature review centered on the contributions of Michael W. Apple, highlighting his theoretical impact on curriculum studies from the perspective of relational analysis. By contrasting traditional and critical curriculum theories, it explores how the curriculum functions as a tool for ideological, social, and political mediation within educational institutions. Apple's key categories—such as ideology , hegemony , and selective tradition—are mobilized to underscore the need for a critical reading of educational policies and pedagogical practices in the Brazilian context. Finally, the study lays a theoretical foundation for future research focused on the analysis of professional learning course’ s curricula. pt_BR
dc.format.extent 33 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Análise Relacional pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.title A Análise Relacional de Michael W. Apple: a contribuição teórica de Michael Apple para os estudos do campo de currículo pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCL_Formatado_e_Concluido.docx.pdf 539.0Kb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar