dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Bordignon, Rodrigo da Rosa |
|
dc.contributor.author |
Denardi, Murilo de Lima |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-29T11:14:13Z |
|
dc.date.available |
2025-04-29T11:14:13Z |
|
dc.date.issued |
2023-11-17 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264687 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este
trabalho
realiza
uma
revisão
bibliográfica
centrada
na
obra
de
Michael
W.
Apple,
destacando
sua
contribuição
teórica
para
os
estudos
do
currículo
a
partir
da
perspectiva
da
análise
relacional.
Ao
contrastar
as
teorias
curriculares
tradicionais
com
as
críticas,
investiga-se
como
o
currículo
atua
como
ferramenta
de
mediação
ideológica,
social
e
política
no
interior
das
instituições
escolares.
As
categorias
propostas
por
Apple
—
como
ideologia,
hegemonia
e
tradição
seletiva
—
são
mobilizadas
para
evidenciar
a
necessidade
de
uma
leitura
crítica
das
políticas
educacionais
e
das
práticas
pedagógicas
no
contexto
brasileiro.
Por
fim,
o
trabalho
constrói
uma
base
teórica
para
a
produção
de
pesquisas
futuras
referente
à
análise
de
currículos
de
cursos
de
aprendizagem
profissional. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This
work
presents
a
literature
review
centered
on
the
contributions
of
Michael
W.
Apple,
highlighting
his
theoretical
impact
on
curriculum
studies
from
the
perspective
of
relational
analysis.
By
contrasting
traditional
and
critical
curriculum
theories,
it
explores
how
the
curriculum
functions
as
a
tool
for
ideological,
social,
and
political
mediation
within
educational
institutions.
Apple's
key
categories—such
as
ideology
,
hegemony
,
and
selective
tradition—are
mobilized
to
underscore
the
need
for
a
critical
reading
of
educational
policies
and
pedagogical
practices
in
the
Brazilian
context.
Finally,
the
study
lays
a
theoretical
foundation
for
future
research
focused
on
the
analysis
of
professional
learning
course’
s
curricula. |
pt_BR |
dc.format.extent |
33 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Currículo |
pt_BR |
dc.subject |
Análise Relacional |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
A Análise Relacional de Michael W. Apple: a contribuição teórica de Michael Apple para os estudos do campo de currículo |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |