Abstract:
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O ensino de Ciências e Biologia se baseia principalmente em recursos visuais devido à natureza abstrata dos conteúdos, o que pode excluir estudantes com deficiência visual. Entretanto, recursos didáticos acessíveis são pouco explorados nessas áreas, destacando a necessidade da implementação de metodologias inclusivas que busquem atender à necessidade de todos os estudantes. O objetivo deste estudo é analisar os anais Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (ENEBIO) para investigar como tem sido feito o uso de recursos em práticas pedagógicas de professores da educação básica para inclusão da Pessoa com Deficiência Visual no ensino de Ciências/Biologia. A metodologia incluiu uma revisão bibliográfica para abordar os conceitos e perspectivas sobre a temática, seguida da análise dos anais dos encontros. Na análise identificamos que há mais trabalhos relacionados à temática da inclusão de pessoas com deficiência visual nas áreas de Genética e Citologia. Os principais recursos inclusivos identificados foram materiais táteis bidimensionais e tridimensionais de percepção multissensorial. Foi constatado que a falta de formação inicial e continuada dos professores, bem como a ausência de recursos adequados, são as principais limitações para a inclusão. Conclui-se que novas metodologias, que reconheçam a diversidade na sala de aula e promovam a inclusão de todos os alunos, são essenciais. A utilização de recursos didáticos acessíveis beneficia todos os estudantes dentro da sala de aula. A colaboração entre professores do ensino regular e profissionais de atendimento educacional especializado é fundamental para alcançar esse objetivo. |