dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ferrandin, Mauri |
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dc.contributor.author |
Silva, Vinícius Facin da |
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dc.date.accessioned |
2025-04-15T20:27:31Z |
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dc.date.available |
2025-04-15T20:27:31Z |
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dc.date.issued |
2025-03-17 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264480 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, Engenharia de Controle e Automação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho propõe o desenvolvimento e avaliação de um assistente virtual baseado em
Inteligência Artificial (IA) para auxiliar na gestão acadêmica do curso de Engenharia de
Controle e Automação da UFSC Blumenau. A arquitetura do sistema integra técnicas de
Retrieval Augmented Generation (RAG) e modelos de linguagem de grande escala (LLMs),
combinando busca semântica com embeddings vetoriais e análise léxica para recuperação
de informações. A avaliação comparativa dos modelos revelou que o Llama-3.1-8B-Instruct
obteve uma acurácia média de 0,31 e demonstrou maior estabilidade operacional (desvio
padrão = 0,30) em comparação com o Mistral-7B-Instruct-v0.3, que apresentou acurácia
média de 0,30 e desvio padrão = 0,31, embora ambos tenham alcançado mediana de 0,25.
Adicionalmente, o Mistral destacou-se pelo escore máximo absoluto de 1,00. As análises
qualitativas confirmaram a adequação contextual das respostas fornecidas pelo sistema. A
abordagem híbrida de busca, aliada a um processo de reranqueamento multidimensional,
mostrou-se promissora para aplicações acadêmicas, apesar das limitações metodológicas
identificadas. Conclui-se que o sistema desenvolvido representa uma ferramenta relevante
para a otimização dos processos educacionais, com potencial para expansão por meio
de protocolos de avaliação mais abrangentes e atualizações automatizadas da base de
conhecimento. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This study proposes the development and evaluation of an AI-based virtual assistant
to support academic management in the Control and Automation Engineering course
at UFSC Blumenau. The system architecture integrates Retrieval Augmented Generation (RAG) techniques and large language models (LLMs), combining semantic search
with vector embeddings and lexical analysis for information retrieval. A comparative
evaluation of the models revealed that the Llama-3.1-8B-Instruct achieved a mean accuracy of 0.31 and demonstrated greater operational stability (SD = 0.30) compared to
the Mistral-7B-Instruct-v0.3, which obtained a mean accuracy of 0.30 and SD = 0.31,
although both models exhibited a median of 0.25. Additionally, Mistral-7B-Instruct-v0.3
stood out with an absolute maximum score of 1.00. Qualitative analyses confirmed the
contextual adequacy of the system’s responses. The hybrid search approach, combined
with a multidimensional reranking process, proved promising for academic applications
despite identified methodological limitations. The developed system is thus considered a
valuable tool for optimizing educational processes, with potential for expansion through
more comprehensive evaluation protocols and automated updates to the knowledge base. |
pt_BR |
dc.format.extent |
71 |
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dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Blumenau, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Inteligência Artificial |
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dc.subject |
Processamento de Linguagem Natural |
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dc.subject |
Modelos de Linguagem |
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dc.subject |
Retrieval Augmented Generation |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão Acadêmica |
pt_BR |
dc.title |
Assistente virtual para coordenador de curso: aplicação de LLMs à gestão de perguntas frequentes em um curso de graduação |
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dc.type |
TCCgrad |
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