Abstract:
|
Este trabalho abordou a concepção pedagógica de dança enquanto linguagem artística e sua inserção no contexto escolar, enfatizando sua potencialidade em propiciar o engajamento das crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais com os processos de criação e pesquisa com os movimentos de dança. Frequentemente limitada a apresentações comemorativas ou à reprodução de movimentos padronizados, a dança é tratada como uma atividade secundária na escola, negligenciando seu potencial como formação artística e expressão de um processo criativo. O estudo teve como objetivo refletir sobre as possibilidades de efetivar uma concepção de dança que propicie às crianças uma ação criadora em dança. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa foi realizada a partir do diálogo com as obras de Isabel Marques, Jussara Miller e Klauss Vianna, autores de referência em relação à compreensão de Dança como arte. Também foi analisada a literatura contemporânea, com base em dissertações e teses, que investigaram os processos de ensino e aprendizagem da dança na escola. A partir das análises bibliográficas, foi possível compreender que a dança na escola ainda enfrenta desafios e para o reconhecimento e efetivação da dança como prática pedagógica é preciso olhar para o contexto escolar por meio de uma reflexão crítica e do reconhecimento dos conhecimentos específico em dança enquanto arte. |