Abstract:
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: Este trabalho de conclusão de curso traz uma investigação e reflexão sobre o ensino de geografia para a infância, tendo como foco a análise de metodologias ativas como elemento potencializador do planejamento didático e como este torna o aprendizado mais significativo para as crianças. Teve como objetivo geral a necessidade de compreender como as metodologias ativas podem ser aplicadas ao ensino de Geografia na infância. Por conseguinte, os objetivos específicos propuseram-se investigar a educação geográfica sob a perspectiva da educação infantil, explorar o papel das metodologias ativas na formação de uma consciência espacial e propor estratégias práticas para o planejamento pedagógico. Para tanto, esta pesquisa caracteriza-se como do tipo documental, bibliográfica e traz uma característica propositiva com atividades pedagógicas para professores. No que tange a perspectiva metodológica, tivemos como referência Triviños (1987), Lüdke e André (1986). Buscamos aporte teórico nos escritos de Jean Piaget (1972;1978), Lev Vygotsky (1998;2003), Paulo Freire (1996) e Callai (2011.2017), dentre outros pesquisados do campo da Educação e do Ensino de Geografia. Chegando a compreensão de que a referência das metodologias ativas vão ao encontro das proposições de atividades de ensino que buscam a formação do sujeito autônomo, preservando as referências do espaço vivido da e pelas crianças - uma vez que a adoção dessas metodologias no ensino de Geografia não só fortalece a relação das crianças com o espaço, mas também estimula o desenvolvimento de habilidades críticas, reflexivas e sociais. |