Title: | “In these rotting walls”: A Comparative Analysis of Domestic Transgression in Crimson Peak and We Have Always Lived in the Castle |
Author: | Mendonça, Pollyanna Silva de |
Abstract: |
Este estudo busca analisar as personagens Lucille Sharpe e Merricat Blackwood, de A Colina Escarlate, de Guillermo Del Toro, e Nós Sempre Moramos no Castelo, de Shirley Jackson, respectivamente. Ambas as narrativas utilizam e reinterpretam temas recorrentes encontrados nas histórias clássicas do Gótico Feminino, o que permite que suas personagens mulheres ocupem uma posição ativa que vai além da condição de vítima indefesa. Semelhante à narrativas góticas do passado, como definido por David Punter, a esfera doméstica desempenha um papel significativo em cada obra, sendo onde a maior parte das histórias se passa. Além disso, a história de violência e transgressão que ambas as personagens possuem permite uma interpretação adicional de Monstruosidade Feminina, como definida por Barbara Creed, em suas representações. O que este estudo pretende argumentar é que, em suas narrativas, ambas as personagens de Lucille Sharpe e Merricat Blackwood se apropriam do domínio doméstico, um lugar típico de opressão feminina, e o moldam em um lugar de dominação feminina, rejeitando, dessa forma, as normas sociais da cultura patriarcal da qual faziam parte. Esta rejeição cria um aspecto de invasão mútua entre os personagens e o mundo exterior, onde um representa uma ameaça à existência do outro. Além disso, este estudo pretende investigar como cada personagem se compara entre si, sob a hipótese de que ambas ocupam posições semelhantes de transgressão doméstica em suas narrativas. This study aims to analyze the characters of Lucille Sharpe and Merricat Blackwood, from Guillermo Del Toro’s Crimson Peak and Shirley Jackson’s We Have Always Lived in the Castle, respectively. Both narratives utilize and reinterpret common motifs found in classical Female Gothic stories, allowing an active position for their female characters to occupy beyond helpless victimhood. Similar to past female Gothic narratives, as defined by David Punter, the domestic sphere plays a significant role in each work, being where the main part of the stories takes place. Moreover, the violent and transgressive history both of the characters possess enables an additional monstrous-feminine, as defined by Barbara Creed, interpretation of their portrayal. What this study intends to argue is that both of the characters of Lucille Sharpe and Merricat Blackwood appropriate the domestic domain, a typical place of female oppression, and mold it into a place of female dominance, rejecting the societal norms of the patriarchal culture they were a part of. This rejection creates a sense of mutual trespassing between the characters and the outside world, where one represents a threat to the other’s existence. Furthermore, this study plans to investigate how each character compares to one another, under the hypothesis that they both occupy similar positions of domestic transgression in their narrative. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Letras Inglês. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263691 |
Date: | 2015-02-19 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
TCC - Pollyanna Silva de Mendonça.pdf | 840.2Kb |
View/ |
TCC |