dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pimenta, Ricardo de Almeida |
|
dc.contributor.author |
Seidel, Mauricio Fabian Madsen |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-28T22:23:51Z |
|
dc.date.available |
2025-02-28T22:23:51Z |
|
dc.date.issued |
2025-02-21 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263683 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo analisou a percepção de acadêmicos de Educação Física sobre a inserção das Práticas Corporais de Aventura (PCA) na escola, com foco na inclusão de alunos com deficiência. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou a técnica de grupo focal com seis graduandos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), participantes do Núcleo de Atividades de Aventura. A análise dos dados seguiu o método de análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados indicam que, apesar do reconhecimento do potencial das PCAs para diversificar o ensino da Educação Física e promover a inclusão, sua implementação ainda enfrenta desafios, como a falta de infraestrutura e resistência institucional. Constatou-se que as aproximações com essas práticas são limitadas e, muitas vezes, restritas aos momentos de estágio. Além disso, o viés dos participantes, ligados ao núcleo de aventura, pode influenciar as percepções obtidas. Recomenda-se a ampliação da formação docente e novos estudos que considerem diferentes contextos escolares. |
pt_BR |
dc.format.extent |
33 folhas |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Práticas corporais de aventura |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Deficiência |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Física escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Formação Docente |
pt_BR |
dc.title |
Práticas corporais de aventura e a inclusão de alunos com deficiência: Perspectiva iniciais de acadêmicos de Educação Física |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |