Práticas corporais de aventura e a inclusão de alunos com deficiência: Perspectiva iniciais de acadêmicos de Educação Física

DSpace Repository

A- A A+

Práticas corporais de aventura e a inclusão de alunos com deficiência: Perspectiva iniciais de acadêmicos de Educação Física

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Pimenta, Ricardo de Almeida
dc.contributor.author Seidel, Mauricio Fabian Madsen
dc.date.accessioned 2025-02-28T22:23:51Z
dc.date.available 2025-02-28T22:23:51Z
dc.date.issued 2025-02-21
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263683
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo analisou a percepção de acadêmicos de Educação Física sobre a inserção das Práticas Corporais de Aventura (PCA) na escola, com foco na inclusão de alunos com deficiência. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou a técnica de grupo focal com seis graduandos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), participantes do Núcleo de Atividades de Aventura. A análise dos dados seguiu o método de análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados indicam que, apesar do reconhecimento do potencial das PCAs para diversificar o ensino da Educação Física e promover a inclusão, sua implementação ainda enfrenta desafios, como a falta de infraestrutura e resistência institucional. Constatou-se que as aproximações com essas práticas são limitadas e, muitas vezes, restritas aos momentos de estágio. Além disso, o viés dos participantes, ligados ao núcleo de aventura, pode influenciar as percepções obtidas. Recomenda-se a ampliação da formação docente e novos estudos que considerem diferentes contextos escolares. pt_BR
dc.format.extent 33 folhas pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Práticas corporais de aventura pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Deficiência pt_BR
dc.subject Educação Física escolar pt_BR
dc.subject Formação Docente pt_BR
dc.title Práticas corporais de aventura e a inclusão de alunos com deficiência: Perspectiva iniciais de acadêmicos de Educação Física pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_MAURICIO_SEIDEL.pdfBlocked 484.9Kb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar