Abstract:
|
O presente estudo busca mostrar a importância das experiências esportivas extracurriculares
no desenvolvimento de habilidades para a vida de adolescentes escolares. A amostra foi
formada por 14 alunos entre 12 a 15 anos, de um projeto extracurricular de uma escola da
rede estadual localizada em Florianópolis-SC. Com o foco na prática do futsal no contraturno
escolar. Para a coleta de dados, foram entregues dois questionários: o Youth Experience
Survey for Sport (P-YES-S) e o Life Skills Scale for Sport (LSSS), sendo aplicados em
períodos no contraturno escolar, no local onde acontecem as aulas. Para análise dos dados, a
comparação entre as dimensões de cada questionário foi obtida por meio do teste de
Wilcoxon. Um heatmap correlacional foi empregado para verificar a relação entre as
experiências esportivas e as habilidades para a vida foi obtida por meio do coeficiente de
correlação de Spearman – não-paramétrico (p<0,05). Os principais resultados apontaram que
as experiências extracurriculares desenvolvem habilidades cognitivas (p=0,017), assim como
as experiências iniciais (p=0,018). Conclui-se que a prática do futsal extracurricular foi
importante para o desenvolvimento de habilidades para a vida e que acrescenta na vida dos jovens. |