dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Júnior, Lindberg Nascimento |
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dc.contributor.author |
Lima, Nivaldo de Oliveira |
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dc.date.accessioned |
2025-02-24T15:48:50Z |
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dc.date.available |
2025-02-24T15:48:50Z |
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dc.date.issued |
2024-12-17 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263550 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Geografia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem sido o órgão responsável
pelo levantamento e sistematização de dados do território brasileiro por mais de 50
anos, neste período o IBGE mapeou o país com diferentes classificações através de
uma estrutura de profissionais muito bem difundida. No entanto, diversas outras
metodologias de análises de dados vêm surgindo, e com isso apresentando uma
necessidade cada vez maior da interseção entre as atribuições dos diferentes
profissionais envolvidos nas produções das análises realizadas e o profissional da
geografia. Neste sentido, o presente relatório aborda os caminhos metodológicos
percorridos ao longo das atividades desenvolvidas no programa de estágio, trazendo
a perspectiva da necessidade de o profissional geógrafo desenvolver uma leitura e
abordagem múltipla das suas atribuições profissionais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) has been the agency
responsible for collecting and systematizing data on the Brazilian territory for over 50
years. During this period, IBGE has mapped the country with different classifications
through a very well-disseminated structure of professionals. However, several other
data analysis methodologies have emerged, and with this, there is an increasing
need for the intersection between the attributions of the different professionals
involved in the production of the analyses carried out and the geography
professional. In this sense, this report addresses the methodological paths taken
throughout the activities developed in the internship program, bringing the
perspective of the need for the professional geographer to develop a multiple reading
and approach to their professional attributions. |
pt_BR |
dc.format.extent |
40 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Geógrafo, Multidisciplinar, Planejamento, Atualidades |
pt_BR |
dc.title |
Componentes do Geógrafo Contemporâneo |
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dc.type |
TCCgrad |
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