Abstract:
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Este trabalho encontra-se inserido no campo de pesquisa da História da educação
matemática e tem como objetivo investigar e analisar a obra Aritmética Progressiva, de autoria
do professor Antônio Trajano, para compreender o método de ensino subjacente a organização
e tratamento dos conteúdos. Para isso nos apoiamos dos referenciais da História Cultural e da
História da Educação Matemática. Foi tomada a edição 75ª desse livro, publicada em 1944.
Destacamos como resultado a aplicação do método intuitivo, evidenciada na Aritmética
Progressiva quanto em outros materiais pedagógicos da época, demonstrando o compromisso
dos educadores em promover uma aprendizagem que integra observação, reflexão e prática.
Essa metodologia, centrada na exploração dos sentidos e no uso de recursos visuais e concretos,
não apenas influenciou a pedagogia da época, mas também deixou um legado importante para
o ensino contemporâneo. Ao analisarmos as ilustrações, reafirmamos a relevância de conectar
o abstrato ao concreto para formar conhecimentos sólidos e duradouros. |