Abstract:
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Este trabalho mapeia as pesquisas brasileiras sobre discalculia no campo da educação
matemática entre os anos de 2017 e 2024, analisando como o tema é abordado em produções
acadêmicas, as tendências teóricas e práticas resultantes, bem como os desafios para uma
inclusão educacional. Por meio da metodologia de estado da arte, foram investigadas
dissertações disponíveis no banco de teses e dissertações da CAPES, utilizando as
palavras-chave “discalculia” e “educação matemática”. Os resultados mostram o aumento de
pesquisas sobre o tema, destacando a discalculia como um transtorno do
neurodesenvolvimento que compromete habilidades matemáticas fundamentais, como o
senso numérico, a memorização de cálculos e a compreensão de números, fatos aritméticos e
operações básicas. As abordagens variam entre análises técnico-científicas e reflexões críticas
sobre os processos de exclusão educacional. Entre as tendências observadas, destacam-se a
interdisciplinaridade com a neurociência e a psicopedagogia, além da admissão de práticas
inclusivas, como uso de materiais manipulativos e atividades lúdicas. No entanto, foram
identificadas lacunas significativas na formação docente e na criação de políticas públicas
que promovam a inclusão de estudantes com discalculia. Por fim, este trabalho contribui ao
apresentar um panorama dos avanços e desafios na área, apontando caminhos para fortalecer
práticas pedagógicas mais inclusivas. |