dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pinto, Ricardo Aurélio Quinhões |
|
dc.contributor.author |
Ansolin, Iuri |
|
dc.date.accessioned |
2025-02-19T00:05:00Z |
|
dc.date.available |
2025-02-19T00:05:00Z |
|
dc.date.issued |
2024-12-13 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263453 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Naval. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta computacional para
a realização do dimensionamento da mastreação para embarcações a vela baseada
na obra Principles of Yatch Design de Larsson e Eliasson (2000). Com a ferramenta
é possível automatizar o memorial de cálculos do momento de inércia, forças nos
estais e brandais, além de realizar a escolha de dispositivos de mastreação baseado
no catálogo selecionado de forma mais ágil. A proposta, é reduzir a complexidade
dos cálculos, aumentar a precisão dos resultados, além de agilizar o trabalho dos
projetistas, disponibilizando uma interface intuitiva que usa dados fundamentais sobre a
embarcação para produzir os resultados. Para confirmar a eficiência da ferramenta, foi
conduzido um estudo de caso com embarcação YD-40, a mesma da obra de Larsson e
Eliasson (2000), e demonstrou bons resultados. Evidencia-se a capacidade da solução
criada para aprimorar o processo de projeto na engenharia naval, contribuindo para a
construção de embarcações mais seguras e coerentes com as demandas práticas do
segmento. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This work presents the development of a computational tool for sizing the mast for
sailing vessels based on the book Principles of Yatch Design by Larsson e Eliasson
(2000). With the tool it is possible to automate the calculation record of the moment
of inertia, forces on the stays and ends, in addition to making the choice of masting
devices based on the selected catalog in a more agile way. The proposal is to reduce
the complexity of the calculations, increase the precision of the results, in addition to
speeding up the designers’ work, providing an intuitive interface that uses fundamental
data about the vessel to produce the results. To confirm the tool’s efficiency, a case study
was conducted with a YD-40 vessel, the same as in the book of Larsson e Eliasson
(2000), and demonstrated good results. The capacity of the solution created to improve
the design process in naval engineering is evident, contributing to the construction of
safer vessels that are consistent with the practical demands of the segment. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Joinville, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Mastreação |
pt_BR |
dc.subject |
Embarcação a vela |
pt_BR |
dc.subject |
Ferramenta computacional |
pt_BR |
dc.title |
Desenvolvimento de ferramenta computacional para dimensionamento da mastreação de embarcações a vela baseada na obra Principles of Yatch Design |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |