dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Tancredi, Thiago Pontin |
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dc.contributor.author |
Baggio |
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dc.date.accessioned |
2025-02-10T19:57:33Z |
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dc.date.available |
2025-02-10T19:57:33Z |
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dc.date.issued |
2024-12-10 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263279 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Naval. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta de seleção de
propulsores da série Gawn-Burrill, a qual foi desenvolvida com a principal finalidade
de auxiliar na escolha do propulsor do novo casco da equipe de barcos solares
Babitonga, da Universidade Federal de Santa Catarina. A embarcação analisada
desloca cerca de 256 quilos, tem um comprimento total de 6 metros e foi projetada
para alcançar a velocidade de 15 nós. O desenvolvimento realizado baseia-se nos
fundamentos teóricos de projeto e seleção de propulsores abordados nos livros
<Marine Propellers and Propulsion= (Jong Carlton) e <Ship Resistance and Propulsion=
(Molland, Turnock e Hudson). A ferramenta foi construída na forma de uma planilha
Excel contendo um modelo para a estimativa da resistência ao avanço da embarcação
e um procedimento para a seleção do propulsor da série de Gawn-Burril, baseados no
método desenvolvido por Daniel Radojcic. Por fim, é realizada uma análise de
incertezas baseada no método de análise de sensibilidade local. Como resultado,
apresenta-se o propulsor com maior nível de eficiência (76,16%) capaz de atingir a
velocidade requerida e que atende aos critérios de cavitação impostos para o projeto
(10%). |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This work presents the development of a propeller selection tool from the Gawn-Burrill
series, which was developed with the main purpose of assisting in choosing the thruster
for the new hull of the Babitonga solar boat team, from the Federal University of Santa
Catarina. The vessel analyzed displaces around 256 kilograms, has a total length of 6
meters and was designed to reach 15 knots of speed. The development carried out is
based on the theoretical foundations of the design and selection of propellers covered
in the books <Marine Propellers and Propulsion= by Jong Carlton and <Ship Resistance
and Propulsion= by Molland, Turnock and Hudson. The tool was built in the form of an
Excel spreadsheet that comprises a model for estimating the vessel's resistance and
a model for selecting the Gawn-Burril series propeller, based on the method developed
by Daniel Radojcic. Furthermore, an uncertainty analysis based on the local sensitivity
analysis method is presented. As a result, the propeller with the highest level of
efficiency (76.16%) is presented, capable of reaching the required speed and which
meets the cavitation criteria imposed for the project (10%). |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Joinville, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Seleção de propulsor |
pt_BR |
dc.subject |
Série de Gawn-Burrill |
pt_BR |
dc.subject |
Cavitação |
pt_BR |
dc.title |
Procedimento para seleção otimizada de um propulsor da série de Gawn-Burrill: Estudo de caso Babitonga |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Pinto, Ricardo Aurélio Quinhões |
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