Title: | Estratégias de internacionalização do currículo em instituições públicas de ensino superior de Santa Catarina |
Author: | Teodoro, Fernanda Silva |
Abstract: |
A internacionalização ganhou destaque no século XXI, principalmente com o avanço da globalização. A internacionalização do currículo é um fenômeno advindo da internacionalização, sendo essencial para que ocorra dentro de cada curso da instituição. Nesse sentido, a internacionalização do currículo parte da premissa que devem ser incluídos alguns valores, atitudes, habilidades, conhecimentos e competências específicas para que o currículo se torne internacional, além de ser necessário ter uma estratégia institucional para tal. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa é analisar o processo de internacionalização do currículo nas instituições públicas de ensino superior de Santa Catarina. Para isso, utilizou-se a filosofia interpretativista, com uma lógica indutiva e uma abordagem qualitativa. Para alcançar os objetivos da pesquisa utilizou se uma metodologia descritiva, com a aplicação de estudo de casos múltiplos, investigando três instituições de ensino superior públicas de Santa Catarina. O horizonte de tempo utilizado foi o transversal e a seleção intencional. A coleta de dados foi realizada por meio da pesquisa documental e de dois modelos de entrevistas semiestruturadas, totalizando quatro entrevistas por instituição objeto de pesquisa. Para analisar os dados recorreu-se a análise temática de Braun e Clarke (2006). Como resultados compreendeu-se que as instituições investigadas ainda não possuem uma estratégia de internacionalização do currículo formuladas, mas já realizam diversas iniciativas e ações que estão inseridas e relacionadas com esse fenômeno. As instituições públicas de ensino superior de Santa Catarina não possuem uma estratégia de internacionalização do currículo e ainda não realizam a de forma plena. Todas as instituições investigadas realizam ações de internacionalização do currículo, principalmente com foco no ensino em línguas estrangeiras. Além disso, todas também disponibilizam o ensino de línguas estrangeiras para seus acadêmicos. Duas delas para toda a comunidade acadêmica e uma delas somente para servidores da instituição. No entanto, percebe-se que algumas delas estão mais avançadas no sentido da internacionalização do currículo plena que outras, visto que duas delas já possuem estratégia de internacionalização que de acordo com o modelo proposto. Trata-se do primeiro passo para iniciar a internacionalização do currículo. Sendo assim, nenhuma das Instituições de Ensino Superior Catarinenses investigadas realiza a internacionalização do currículo de forma plena. Abstract: Internationalization became prominent in the 21st century, especially with globalization. The curriculum internationalization is a phenomenon that emerges from the internationalization, essential for its occurrence in each institution's courses. Therefore, curriculum internationalization starts from the premise that some specific values, attitudes, skills, knowledge and competences must be included in the curriculum for it to become international, alongside that an institutional strategy of curriculum internationalization must be in place. The aim of this research is to analyze the process of curriculum internationalization in public higher education institutions in Santa Catarina, Brazil. The study was conducted employing an interpretivist philosophy alongside an inductive logic and a qualitative approach. To achieve the research objectives, a descriptive methodology was used with multiple case studies involving three public institutions in Santa Catarina. The time horizon was cross-sectional and was used an intentional selection criteria. The data collection was conducted involving documentary research and two models of semi-structured interviews, totaling four interviews per institution used as research subjects. The data analysis was based in the Braun and Clarke's thematic analysis (2006). Findings reveal there is not na curriculum internationalization strategy present in the higher education institutions studied but they already engaged several initiatives and actions related to the phenomenon. The public higher education institutions of Santa Catarina don?t have a curriculum internationalization and don?t have yet implemented it fully, but they do carry out some curriculum internationalization actions. All the search institutions perform some curriculum internationalization mainly focusing on teaching in foreign languages. In addition, all of them offer foreign language teaching to their academics, and two of them do for the entire academic community and one of them only for the employees. However, it is clear that some institutions are more advanced towards full internationalization of the curriculum than others, as two of them already have an internationalization strategy which, according to the propodes model, os the first step to start internationalizing the curriculum. Therefore, none of the Santa Catarina Higher Education Institutions investigated fully internationalizes the curriculum in the momento of the investigation. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263239 |
Date: | 2024 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PCAD1231-T.pdf | 1.553Mb |
View/ |