Abstract:
|
As demandas sociais contemporâneas, incluindo a necessidade de enfrentar desigualdades
de gênero, exigem mudanças constantes. Apesar dos avanços conquistados na inclusão
de diferentes gêneros em áreas tradicionalmente masculinas, a química ainda apresenta
uma predominância masculina, destacando a necessidade de reflexão e ações contínuas.
Neste trabalho buscamos compreender como a utilização de uma série televisiva
intitulada Uma questão de Química (Lessons in Chemistry), pode contribuir com a
promoção de diálogos sobre equidade de gênero no ambiente acadêmico, em cursos da
área da Química. Nessa perspectiva, a questão de pesquisa que orienta este estudo é: quais
as possíveis contribuições da referida série como ferramenta didática para explorar e
discutir desigualdades de gênero no meio acadêmico no âmbito da formação de
professores de química? Os principais resultados deste estudo apontam que a série, ao
retratar os desafios enfrentados pela protagonista em sua trajetória científica, oferece uma
base para discussões críticas sobre discriminação de gênero, assédio moral e maternidade
no ambiente acadêmico e profissional. Além disso, Uma Questão de Química pode ser
integrada em programas de formação inicial e continuada para fomentar reflexões sobre
práticas pedagógicas inclusivas, sensibilizando professoras(es) e estudantes sobre a
importância da promoção da equidade de gênero. Por fim, o estudo sugere que a utilização
da série pode ser ampliada para embasar políticas públicas institucionais e ações
extensionistas voltadas para a superação das desigualdades de gênero na ciência e na
educação. |