dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Sérgio, Marina Carradore |
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dc.contributor.author |
Souza, Laura Giuliani De Pellegrin De |
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dc.date.accessioned |
2024-12-24T19:46:32Z |
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dc.date.available |
2024-12-24T19:46:32Z |
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dc.date.issued |
2024-12-17 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262600 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Tecnologias da Informação e Comunicação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo apresenta o desenvolvimento de um modelo preditivo para identificar
estudantes em risco de evasão escolar em cursos de graduação, utilizando dados
educacionais extraídos da plataforma Moodle. O objetivo foi analisar indicadores de
desempenho e comportamento dos estudantes para prever a probabilidade de evasão
e auxiliar instituições de ensino na implementação de estratégias preventivas. A
evasão escolar é um fenômeno complexo, influenciado por fatores como reprovação
e desengajamento ao longo do semestre. Assim, o modelo desenvolvido pode ser
aplicado de forma contínua durante o período letivo, utilizando dados parciais de notas
e presença, além das métricas finais. Foram utilizados três algoritmos de aprendizado
de máquina: Floresta Aleatória (Random Forest), XGBoost e Redes Neurais
Feedforward (FNN). A avaliação dos modelos empregou métricas como acurácia,
ROC AUC, precisão, recall e f1-score. Entre os algoritmos, o Random Forest
apresentou o melhor desempenho, com uma acurácia de 95,65%, destacando-se pela
precisão e estabilidade das previsões. Os resultados evidenciam a eficácia do modelo
na identificação de padrões comportamentais que indicam risco de evasão,
contribuindo para a gestão educacional e a retenção de estudantes. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This study presents the development of a predictive model to identify students at risk
of dropping out of undergraduate courses, using educational data extracted from the
Moodle platform. The goal was to analyze student performance and behavioral
indicators to predict the likelihood of dropout and assist educational institutions in
implementing preventive strategies. School dropout is a complex phenomenon,
influenced by factors such as academic failure and disengagement throughout the
semester. Hence, the developed model can be continuously applied during the
academic term, using partial data on grades and attendance as well as final metrics.
Three machine learning algorithms were used: Random Forest, XGBoost, and
Feedforward Neural Networks (FNN). The models were evaluated using metrics such
as accuracy, ROC AUC, precision, recall, and f1-score. Among the algorithms,
Random Forest showed the best performance, with an accuracy of 95.65%, standing
out for its precision and prediction stability. The results highlight the model’s
effectiveness in identifying behavioral patterns indicative of dropout risk, contributing
to educational management and student retention. |
pt_BR |
dc.format.extent |
73 f. |
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dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Araranguá, SC. |
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dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Evasão Escolar |
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dc.subject |
Aprendizado de Máquina |
pt_BR |
dc.subject |
Predição de Evasão |
pt_BR |
dc.title |
Modelo preditivo para identificação de estudantes com risco de evasão: Análise de Dados Acadêmicos no Moodle |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |