Educação emocional por meio de aulas de Educação Física: a importância do Planejamento Pedagógico

DSpace Repository

A- A A+

Educação emocional por meio de aulas de Educação Física: a importância do Planejamento Pedagógico

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Ramos, Daniela Karine
dc.contributor.author Nunes, João Mário Basso
dc.date.accessioned 2024-12-24T01:07:00Z
dc.date.available 2024-12-24T01:07:00Z
dc.date.issued 2024-12-09
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/262595
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Educação Física Licenciatura. pt_BR
dc.description.abstract O estudo investigou as emoções humanas e as funções executivas, assim como a relevância destas no contexto da Educação Física, onde há grandes oportunidades para Educação Emocional, desenvolvendo as capacidades emocionais das crianças. Assim, o objetivo geral do trabalho é investigar o conhecimento e a utilização dos conteúdos de Educação Emocional no Planejamento Pedagógico do professor de EF. A pesquisa caracteriza-se como de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e objetivo descritivo, utilizando o procedimento de levantamento a partir de entrevistas semi-estruturadas com professores das redes públicas e privadas de Florianópolis, sendo utilizada a amostragem snowball. Como resultado, essa pesquisa traz que apesar de os professores compreenderem o conceito e utilizarem estratégias como jogos cooperativos e resolução de conflitos, a maioria carece de formação específica no tema, trazendo dificuldades para conceituar e trabalhar com novas possibilidades. Foram encontradas diferentes maneiras de incluir a Educação Emocional no Planejamento Pedagógico, com conteúdos formais, gerenciamento de situações de maneira transversal e também a não inclusão. A ausência de suporte familiar, estrutura curricular superficial e adultocentrismo são barreiras significativas para a promoção da Educação Emocional, enquanto estratégias colaborativas entre professores, escola e família foram destacadas como essenciais para o sucesso. Sugere-se incluir a Educação Emocional na formação inicial e continuada para fortalecer a gestão emocional e ampliar o impacto no desenvolvimento socioemocional dos alunos. pt_BR
dc.format.extent 84 f. pt_BR
dc.language.iso zxx pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Educação Emocional pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Planejamento Pedagógico pt_BR
dc.subject Funções Executivas pt_BR
dc.title Educação emocional por meio de aulas de Educação Física: a importância do Planejamento Pedagógico pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_-_Joao_Mari ... assinado_241220_204701.pdf 984.7Kb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar